Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Na sua homilia da Missa do Galo, na Catedral, D. Ilídio desperta-nos para a missão: “Chegados ao Presépio, nesta noite santa e feliz e encontrando Jesus, não podemos ficar, comodamente instalados, pois Ele desafia-nos a ir a todas as periferias onde as diversas trevas não deixam brilhar a Luz”. Reproduzimos, na íntegra, a homilia de D. Ilídio, na

Eucaristia da Meia-noite:

 Ao longo dos dias do Advento, fomos sendo convidados pelas ruas, pelas montras e pela Cáritas que espalhou luz, na escadaria da Igreja dos Terceiros, a acender luzes que nos guiem e mostrem o Presépio. Chegados ao Presépio, nesta noite santa e feliz e encontrando Jesus, não podemos ficar, comodamente instalados, pois Ele desafia-nos a ir a todas as periferias onde as diversas trevas não deixam brilhar a Luz. Somos enviados a anunciar a todas e a todos que Jesus nasceu e que está vivo entre nós. E Ele sim, é a Luz que ilumina cada pessoa que vive e lhe mostra o Bem, a Verdade, a Paz e o Amor – as verdadeiras prendas do Natal.

            Nesta Noite Santa e feliz, de 24 para 25 de Dezembro de 2016, estamos a celebrar o Natal do Menino, filho de Deus, o Natal da Criança do Presépio, chamada Jesus. Ele veio, como Luz, para mostrar e iluminar o caminho a todas as pessoas que querem percorrer os caminhos da vida e fazer com que, cada dia e para todos, seja Natal.

         O Natal é a celebração da vinda de Deus, do Céu à Terra que, por amor, Se fez criança e adotou a nossa vida terrena para nos tornar cidadãos do Céu. Esta obra de Deus consiste em nos convidar a ser Seus filhos e irmãos de Jesus e a viver os valores do Seu Reino – paz, amor, justiça, liberdade, perdão. Todos estes valores são oferta de vida nova, identificada, no Natal, pela Luz da Estrela de Belém que ilumina todos os homens. Esta Luz, ilumina-nos para vivermos a vida de Deus, ensinada por Jesus, chamando-nos e guiando-nos para o Seu Reino.

         O Natal significa mudança completa e total – do Antigo para o Novo Testamento – o mesmo é dizer: de um estilo de vida, velho e ultrapassado, para um novo estilo, marcado pelos valores do Reino. Estes valores são a vida, a liberdade, o amor, a paz, a graça e a santidade. São fonte de Festa porque dão Vida…

         Na 1ª leitura, aparece a figura do Menino que anuncia, em júbilo, livrar-nos da guerra, do ódio e do sofrimento e promete inaugurar a era da paz e da felicidade sem fim. Ele será, de acordo com as palavras de Isaías: «Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz».

         O Evangelho apresenta a descrição da Promessa. Promessa que se concretiza. A proposta de salvação, pelo amor e pela ternura, é oferecida a todos, a começar pelos mais pobres e simples. Estes serão os primeiros a obter a revelação dos Anjos e estão na primeira linha da libertação de todas as cadeias…

         A 2ª leitura, dá-nos a razão central para aceitar a vida nova do Natal, dizendo que Deus nos ama, verdadeiramente. Passamos neste mundo como peregrinos, mas somos chamados a viver, para sempre, com Deus. Nesta coerência, devemos pôr em prática o que Ele nos manda e ultrapassar tudo o que nos prende ao mundo velho e que não nos dá paz nem felicidade…

         A todas e a todos, votos de uma Santa noite de Natal e que Jesus venha, com as Suas prendas, dar-nos força e coragem para pôr em prática a vida nova que Ele nos ensinou a viver. Para todas e todos vós, vossos familiares e vossos amigos, votos de Santo Natal e um muito Feliz 2017!

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: