Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Celebração do Natal de Jesus convida-nos a sermos novas criaturas. Esta ideia foi bem vincada por D. Ilídio na homilia que reproduzimos e que ele pronunciou hoje, na Catedral de Viseu, na Eucaristia do NATAL DO SENHOR:

O Natal de Jesus significa o Amor de Deus vindo à terra e partilhado por todos nós. Através do nascimento de Jesus, o Pai do Céu deu-nos a Sua Palavra encarnada no Seu Filho e, convidando-nos a viver a Sua vida, deu-nos a dignidade de sermos irmãos de Jesus e, por Ele e com Ele, filhos de Deus.

         Na 1ª leitura, o Profeta Isaías anuncia o que vai acontecer e convida a que vivamos a alegria e a esperança, pois o futuro será de felicidade. Na Epístola aos Hebreus, lê-se a concretização da Promessa de Isaías. O Senhor está a chegar e, com Ele, todas as promessas serão cumpridas. O Evangelho mostra-nos que a “Palavra” de Deus Se tornou Pessoa em Jesus Cristo. Este veio para fazer uma nova criação. Fazendo surgir o Homem Novo, elimina tudo o que se oponha à vida.

         O Natal é isto mesmo, descrito nas 3 leituras: Deus renova toda a criação, renovando os homens que criou e que, em Jesus, torna Seus filhos muito queridos. Por isso, todos gostamos tanto do Natal e, muito mais ainda, as crianças, aquelas que melhor entendem os profundos e sublimes mistérios da Encarnação de Jesus. Aquele que é a Luz veio para os homens e as trevas, em que viviam, desapareceram e deram lugar à Festa. Em Jesus, temos a plenitude da vida. N’Ele, somos chamados, e somos, de verdade, filhos de Deus.

         Com o Natal de Jesus, tudo fica mais fácil para nós, quanto ao que nos é dado viver. Sabemos o Caminho – Jesus é o Caminho para o Pai; temos a Verdade – Jesus é a Verdade a saber, a dizer e a anunciar; recebemos a Vida – Jesus é a Vida de Deus que nos é dada e comunicada para vivermos da vida eterna. Aliás, contemplando o Natal de Jesus, no Seu Presépio, aprendemos a viver esta Quadra. Ele ensina-nos o amor, o perdão, a solidariedade, a fraternidade, a abertura do coração aos outros, sobretudo a todos aqueles que mais precisam e menos têm.

         Para que tudo isto aconteça, somos chamados a abrir o coração à chegada da Vida nova trazida pelo Natal de Jesus, cantada pelos Anjos, seguida pelos Pastores, mostrada pela luz aos Magos e dada nos valores do Reino de Deus que, a todos nós, é oferecido gratuitamente.

         Como diz o Salmo Responsorial – “Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus”. Apesar disso, ela continua escondida para tantas e tantos… E a salvação não é para ficar escondida ou somente em nós, mas para se comunicar a todas as pessoas. Comunica-se, vivendo e partilhando alegria; aceitando e dando perdão; recebendo e retribuindo amor; numa palavra, vivendo e comunicando a Misericórdia…

         O Natal é, sobretudo, a oferta que Deus nos faz do Seu Filho Jesus. Ele é a Palavra certa – AMOR; este Amor transforma-se em encontro, gerando comunhão, fazendo surgir a vida, dando o perdão, fazendo brotar a alegria…

         Para todas e para todos os que estão aqui, a celebrar o Natal de Jesus e para todas as pessoas que encontrarmos hoje, um Santo e Feliz Natal, com os votos amigos de um muito feliz 2017.

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: