Nestes dias que antecederam a Festa do Natal, as refeições festivas de Natal, nos mais variados contextos e pelas nais variadas razões. Todos estes eventos com a marca da fraternidade e solidariedade emanam daquele Menino que se fez Carne e habitou entre nós.

A Cáritas Diocesana com a colaboração das Conferências Vicentinas, da Santa Casa da Misericórdia de Viseu e da Delegação Regional do Centro da Saúde em Português levou a efeito uma iniciativa, embora embrionária, mas que tem pés para andar, que foi pensada no início do presente Ano Pastoral, no contexto do Secretariado Diocesano da Pastoral Social.

Tratou-se de uma ceia para a qual foram convidadas algumas pessoas consideradas mais carenciadas, desprotegidas e sem retaguarda familiar, que foram sinalizadas por instituições que trabalham no terreno. Cerca de duas dezenas dessas pessoas aceitaram o convite para a referida ceia que teve lugar na noite do dia 21 de Dezembro, na Cantina Social da Misericórdia de Viseu. Várias foram as pessoas que se voluntariaram, quer ligadas à Caritas, quer às outras instituições atrás referenciadas para a organização da Ceia e em que muitas pessoas se empenharam adquirindo bilhetes de uma rifa, anteriormente distribuída.

O ambiente tinha a moldura da simplicidade e da fraternidade, pois não havia lugares marcados. Todos eram convidados e anfitriões. Um verdadeiro ambiente de família tanto quanto, humanamente, se torna possível. E foi assim que se deu início à Ceia com a presença do Senhor Bispo. Um irmão entre irmãos!

Claro que não faltaram as iguarias típicas da Consoada e nem mesmo a prenda do Menino Jesus, no “sapatinho”.

Não precisamos de muitas coisas para fazer felizes os outros, nem para nos sentirmos felizes. Basta deixar abrir o nosso coração ao Amor que nasce em cada um de nós. Naquela ceia quem estava mais feliz? Quem acolheu, ou quem foi acolhido? Certamente uns e outros. Dizia alguém que acolheu: “estou cheio”. Sim o amor enche aquele vazio que mais nada consegue preencher.

Valeu a pena! Uma ceia diferente sem grandes luzes, como na noite de Natal. Um obrigado reconhecido a todas as pessoas e Instituições que colaboraram. Um passo solidário que nos abre e convoca para outros mais comprometidos e comprometedores. Esperamos repetir, mas com maior envolvência e abrangência no próximo ano.

G.I./J.B.:Cáritas Diocesana