No próximo dia 2 de Janeiro de 2017, o Instituto Marista, fundado por Marcelino Champagnat, celebra 200 anos de existência.

A propósito do bicentenário, o Superior-Geral do Instituto, Ir. Emili Turú, escreveu uma mensagem, onde salienta que este é um momento de dar graças pela vida da congregação, de pedir perdão por alguns erros do passado e de renovar o compromisso com a educação integral das crianças e dos jovens, inspirada nos valores evangélicos.

Na mensagem à família marista dos cinco continentes, o Ir. Emili Turú sublinha: “Recebemos hoje, depois de 200 anos, uma herança maravilhosa, cheia de luzes, mas também com as suas sombras. É sobre essa herança que nos comprometemos a construir o futuro. Queremos aproveitar a oportunidade para um novo começo.”

O Superior-Geral do Instituto Marista acrescenta: “Queremos renovar os nossos compromissos com a Igreja e com o mundo.” Em seguida, lembra alguns dos compromissos maristas: melhorar continuamente o serviço evangelizador, através da educação das crianças e dos jovens, dar atenção a quem se encontra em situação de maior vulnerabilidade e promover os direitos das crianças.

Ao longo de 200 anos, houve cerca de 38.000 Irmãos Maristas. Atualmente, trabalham com os Irmãos, em todo o mundo, milhares de leigos, que colaboram na missão educativa marista de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

Os Maristas chegaram a Portugal há 70 anos. Dirigem dois colégios de referência, um em Lisboa e outro em Carcavelos, onde estudam cerca de 3.000 alunos, desde o Pré-Escolar até ao 12º ano. Dirigem também o Lar de Ermesinde, uma Casa de Acolhimento Residencial Especializada que acolhe crianças e jovens em risco, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos.

Na nossa diocese, os Maristas estão presentes em Vouzela, onde têm uma casa de formação e centro juvenil.

Através da Fundação Champagnat, em pareceria com outras entidades, desenvolvem vários projetos como a Casa da Criança de Tires e a Ludoteca da Adroana, ambos no concelho de Cascais.

G.I./J.B.:Ir. António Leal – Delegado dos Irmãos Maristas em Portugal.

CategoryDiocese, Igreja, Pastoral