No primeiro dia do ano D. Ilídio Leandro saudou todas as mulheres que vão ser mães.

D. Ilídio começou 2017 a saudar quem vai ser mãe e afirmou a importância de “dar passos na concretização do sínodo”. Fê-lo a partir da Catedral, na Eucaristia da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz.

“Sentindo-nos todos discípulos missionários em Igreja para a melhoria e transformação do mundo. Todos somos convidados a integrar as nossas comunidades, participando, com alegria, numa Igreja que é convidada a ser Casa e Escola de comunhão, acolhendo todos os outros como irmãos”, disse D. Ilídio Leandro, na Catedral de Viseu.

Na homilia de 1 de janeiro, que divulgámos, na íntegra, o prelado explicou que somos desafiados a ir ao encontro dos outros, a “fazer a paz com todos os que se sintam distantes” e mostrar que “Deus tem no Seu coração um lugar carinhoso para todos”.

“Sermos Igreja de coração e de portas abertas, é mostrar que há lugar para todos: nas celebrações e na família comum”, observou.

Na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e “Mãe de todos nós”, D. Ilídio Leandro começou a homilia por aproveitar a “bela oportunidade” para saudar “aquelas que estão para ser mães” e vão sê-lo ao longo de 2017.

“Para todas as mães, famílias e filhos que vão nascer, as maiores e melhores bênçãos de Deus e de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe”, referiu.

No primeiro dia do novo ano, D. Ilídio recordou que se celebra este ano o centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima aos pastorinhos (1917-2017) e convidou a ter “em atenção” os pedidos de Maria e “a riqueza da mensagem que dirigiu a todos os portugueses”.

“Oração, conversão, intercessão pela paz e pelos pecadores – são caminhos de renovação e de transformação do Mundo em Reino de Deus”, acrescentou D. Ilídio Leandro.

No 50.º Dia Mundial da Paz e a partir da mensagem do Papa Francisco ‘A não-violência: o estilo da política para a paz’, o nosso Bispo destaca que “a vida em relação de amor, de perdão e de acolhimento, irradiada para toda a sociedade, aprende-se a partir da família, na alegria do amor”.

Neste contexto, D. Ilídio assinalou o apelo do Papa Francisco “ao desarmamento, à proibição e abolição das armas nucleares, bem como ao fim da violência doméstica e aos abusos sobre mulheres, crianças e quaisquer outras pessoas”.

G.I./Ecclesia:CB/OC