Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Na sua homilia do primeiro dia do ano, D. Ilídio saúda todas as mulheres que vão ser mães neste ano 2017, desejando para elas “as maiores e melhores bênçãos de Deus e de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe”. A Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus foi também ocasião para apontar para as celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Reproduzimos aqui a Homilia pronunciada por D. Ilídio na Catedral:

Santa Maria Mãe de Deus

Dia Mundial da Paz

        Iniciamos um novo ano e, como é próprio deste dia santo, desejamos a paz e os melhores bens, uns aos outros. Invocamos, também neste dia, Santa Maria como Mãe de Deus e Mãe de todos nós. Bela oportunidade para saudarmos aquelas que estão para ser mães e vão sê-lo ao longo deste ano 2017. Para todas as mães, famílias e filhos que vão nascer, as maiores e melhores bênçãos de Deus e de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe.

         Invocando Maria, Mãe de Deus e Mãe do Céu, voltamo-nos para Fátima, que, neste ano, celebra os 100 anos das Aparições de Nossa Senhora, a Rainha da Paz. É convite a que tenhamos em atenção os pedidos de Maria e a riqueza da Mensagem que, pelos Pastorinhos, Ela dirigiu a todos os Portugueses e, por nós, a todo o Mundo: oração, conversão, intercessão pela paz e pelos pecadores – são caminhos de renovação e de transformação do Mundo em Reino de Deus.

         Hoje, é Dia Mundial da Paz. O Papa Francisco, na sequência celebrativa deste dia, iniciado por Paulo VI, envia uma rica Mensagem a todos os homens e mulheres do Mundo – “A não-violência: o estilo da política para a paz”. Como é rica esta Mensagem e como se deseja que “possa a não-violência tornar-se o estilo característico das nossas decisões, dos nossos relacionamentos, das nossas ações, da política em todas as suas formas”. A violência, diz o Papa e sabemo-lo todos, “nunca é o remédio para o nosso mundo dilacerado”. A vida em relação de amor, de perdão e de acolhimento, irradiada para toda a sociedade, aprende-se a partir da família, na alegria do amor. Daí, o Papa fazer apelo ao desarmamento, à proibição e abolição das armas nucleares, bem como ao fim da violência doméstica e aos abusos sobre mulheres, crianças e quaisquer outras pessoas.

         E o Papa termina a sua Mensagem com este pedido: “No ano de 2017, comprometamo-nos, através da oração e da ação, a tornar-nos pessoas que baniram dos seus corações, palavras e gestos, a violência, e a construir comunidades não-violentas, que cuidem da casa comum”.

         Neste ano que começa e no caminho vivido na nossa Diocese, somos convidados a dar passos importantes na concretização do Sínodo, sentindo-nos todos discípulos missionários em Igreja para a melhoria e transformação do mundo. Todos somos convidados a integrar as nossas Comunidades, participando, com alegria, numa Igreja que é convidada a ser Casa e Escola de comunhão, acolhendo todos os outros como irmãos. Porém, a convite do Papa Francisco, não podemos, somente, abrir as portas e ficar à espera de quem venha… Somos desafiados a ir ao encontro dos outros, fazer a paz com todos os que se sintam distantes e mostrar a todos que Deus tem no Seu coração um lugar carinhoso para todos.

         Para isso, sermos Igreja de coração e de portas abertas, é mostrar que há lugar para todos: nas celebrações e na família comum, onde todos nos sentimos filhos de Deus e de Maria e irmãos de Jesus Cristo, nosso Salvador. Sejamos, como os pastores de Belém, pessoas que contam a todos as histórias de amor que Deus vai escrevendo na nossa vida e sintamo-nos filhos queridos de Deus e herdeiros das Suas bênçãos de paz, de amor e de todos os bens.

         Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ajuda-nos a ser construtores da paz, abençoa o nosso mundo e roga por nós, agora e em toda a nossa vida. AMEN!

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: