Impelidos pelo espírito para a missão, iniciamos neste janeiro de 2017 a temporada 4 da Pastoral das Vocações, na Diocese de Viseu. O desafio é complexo, tanto quanto o é a pastoral em ambiente urbano, sobretudo na dimensão da escuta e resposta ao chamamento vocacional.

No início do Advento, o Papa Francisco presenteou-nos com a Mensagem para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Sob o tema «Impelidos pelo Espírito para a missão», o Sumo Pontífice convida-nos, antes de mais, a sair de nós mesmos e a colocarmo-nos à escuta da voz do Senhor, conscientes da pertença à comunidade eclesial como lugar privilegiado onde nasce, alimenta e se exprime o chamamento de Deus. O compromisso missionário é conatural ao ser Igreja, de onde dimanam as interrogações da missão cristã.

Para confiarmos na ação do Espírito o Sumo Pontífice exorta-nos a que: rezemos, escutemos e adoremos; e proponhamos, sobretudo aos jovens, o seguimento de Cristo, não o reduzindo a meros deveres, mas ao convite a gastarem-se no amor. Ler mais em: http://tinyurl.com/m54dmov

Calendarizados com os párocos do arciprestado, os eventos e horários serão combinados mais proximamente, ao encontro dos destinatários que se considerar mais oportuno abordar. Em Campo de Madalena e Fragosela já aconteceu esta passagem aquando da pertença a outro arciprestado; agendar-se-á uma presença oportuna.

JANEIRO: 07-08  Coração de Jesus; 28-29  São José. EVEREIRO: 11-12  Rio de Loba; 25-26  Órgens. MARÇO: 11-12  Ranhados e Repeses; 25-26  Santa Maria: ABRIL: 29-30  Viso. MAIO: 06-07  Abraveses. JUNHO: 10-11  São Salvador.

Estratégia pastoral vocacional:

Sendo a Pastoral Vocacional uma “parábola” da comunhão de vida de toda a Igreja diocesana, a animação das vocações não pode menos que referir-se a todos os agentes e setores onde se desenvolve a vida cristã, sobretudo aqueles que medeiam a educação dos mais novos e o acompanhamento dos jovens. De particular importância são as famílias, como ambientes naturais onde a vida cresce e se desenvolve, onde é possível chegar com o apoio no acompanhamento cristão-vocacional dos filhos através do interface que é a paróquia, lugar de evangelização, celebração e testemunho de consagração na missão da Igreja.

Inspirados pelo Papa Francisco (cf. Mensagem para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações), propomos focalizar a ação de animação vocacional nas seguintes dimensões, através de ações a programar sob a condução do pároco de cada paróquia do arciprestado:

O papagaio de papel surge como uma metáfora da descoberta da vocação que procuraremos utilizar na pedagogia catequética, evocando o seu significado na oração (celebração e adoração) e contemplando a sua perícia, entre os dons do Espírito e a aptidão humana, no “fio” de pertenças vocacionais concretas. Toda a Temporada 4 será publicitada em: www.facebook.com/impelidospeloespirito,

www.vocacoes.diocesedeviseu.pt.

G.I./J.B.