Sé de Braga acolheu tomada de posse da nova direção do Corpo Nacional de Escutas.

A Sé de Braga acolheu hoje à cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos nacionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE) presidida pelo arcebispo primaz onde também esteve o secretario Estado da Juventude e do Desporto.

“Um desafio importante é, mais do que saber qual é que é o futuro que os jovens vão ter, pensarmos que jovens é que queremos para o futuro”, disse o novo chefe nacional do CNE, sobre uma “marca” da “intensão educativa” da nova equipa.

À Agência ECCLESIA, Ivo Faria que manifestou “muita alegria, muita motivação” afirmou a vontade de fazer um percurso na “diversidade” do movimento escutista para com todos caminharem para “o crescimento e desenvolvimento dos jovens”.

O arcebispo primaz de Braga começou por relembrar que o CNE nasceu em Braga, região que “continua a ser a maior” do país, e sobre o movimento com maior representação na sociedade destacou a “responsabilidade grande” de “ser fiel quer à sua origem, quer à sua identidade”.

“O dia de hoje é uma oportunidade para o Escutismo Católico insistir nesta identidade para que na diversidade de tantas outras associações seja capaz de deixar a sua marca muito concreta, com pedagogia própria, que transmita a mensagem de querer ao jeito de Cristo servir ao próximo, a humanidade”, desenvolveu D. Jorge Ortiga.

Segundo o prelado de Braga, na catedral mais velha do país o Corpo Nacional de Escutas com a tomada de posse foi “afirmar a sua juventude e o contributo que quer dar à juventude”.

Neste contexto, o também presidente da Comissão da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana destacou o desafio do CNE olhar “para fora da sua orgânica” e seja capaz de “servir ainda mais os jovens” que Portugal “tanto precisa” e que muitos vivem “tantas vezes sem sentido e sem razão de ser”.

“O escutismo pode, sem dúvida nenhuma, ser este meio, instrumento a dizer que o jovem pode ser feliz trabalhando pela felicidade”, afirmou D. Jorge Ortiga à Agência ECCLESIA.

“Tive a honra de ter sido convidado. O trabalho que os escuteiros têm no nosso país, ao nível do que quotidianamente fazem em todo o território, é meritório deste reconhecimento que o Governo e particularmente como Secretario Estado da Juventude e do Desporto quero fazer”, disse João Costa.

À Agência ECCLESIA, o governante destacou que os escuteiros são uma escola de cidadania que faz falta e “há muitos e muitos anos” que todos os dias “dão provas disso na formação de jovens para a educação cívica, para a cidadania”.

João Costa comentou ainda que a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto está no Ministério da Educação e têm trabalhado na “valorização e reconhecimento da educação não formal” e sublinhou que o movimento escuta é “sem dúvida uma escola de valores e também de cidadania”.

Os órgãos nacionais do CNE – Junta Central, Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional – foram eleitos para o triénio 2017/19, a 4 de dezembro de 2016.

G.I./Ecclesia:HM/CB

CategoryIgreja, Pastoral