Na manhã de hoje, prosseguiram as Jornadas de Formação Teológico-Pastoral de Clero, abordando a “dimensão mariana da Mensagem de Fátima”.

A Ir. Ângela, prosseguindo a sua exposição temática, realçou a importância do “primeiro encontro”, para se chegar ao “conhecimento”: quero que venhais aqui… depois direi quem sou”. Foi assim com os Pastorinhos, quando quiseram saber quem era a Senhora.

Explanando as repetidas aparições e a Mensagem de Maria, em Fátima, a pedagogia mariana foi a mesma do Evangelho: intercede por nós (Jo2), guarda no coração (Lc2) e permanece presente, até à cruz (Jo19).

A Ir. Ângela realçou a alegria de Jacinta, que afirmava “sentir uma coisa cá dentro”, que não a deixava guardar segredo da aparição da Senhora: “ou temos cá dentro uma coisa que não nos deixa ficar calados, ou as nossas homilias serão vazias, mesmo que tecnicamente perfeitas”.

Então, eu fico cá sozinha? – interrogava-se Lúcia, diante da anunciada morte dos primos.

Eu nunca te deixarei – foi a resposta da Senhora. E a Ir. Ângela extrapolou a certeza da presença de Maria na vida do sacerdote, com a garantia de que “o meu Imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

E “o povo de Deus percebe perfeitamente que Maria é “a mulher junto à cruz”, que não abandona quem sofre.

G.I.