Orientadas pela Irmã Ângela Coelho, decorrem hoje e amanhã, no Auditório do Seminário, as Jornadas de Formação Teológico- Pastoral do Clero de Viseu, dedicadas a “Fátima – acontecimento, mensagem e espiritualidade”.

Numa linguagem muito comunicativa e acessível, a Ir. Ângela pronunciou hoje, ao longo do dia, quatro conferências, em que a primeira foi dedicada a uma “introdução teológica ao acontecimento de Fátima” e a segunda a uma “breve cronologia dos principais acontecimentos”. A “dimensão trinitária e eucarística da Mensagem de Fátima” foi tema da terceira conferência, realçando a centralidade da Eucaristia e do culto eucarístico no conjunto das Aparições em Fátima.

A importância da celebração da Eucaristia, prolongada na devoção à presença de Jesus no Sacrário das nossas Igrejas, foi realçada pela oradora, aliando também a dimensão profética da Mensagem de Fátima, que “denuncia” o desprezo e a negação de Deus como causa e efeito do mal e da decadência humana, mas “anuncia” a salvação para os que acolherem a mensagem que Maria transmite, em Fátima, no seu diálogo com Lúcia, Jacinta e Francisco – “por fim o meu Imaculado Coração triunfará”.

Ângela Coelho, a propósito da centralidade da Eucaristia, realçou a importância de a sua celebração ser bem preparada, inclusivamente a homilia. Quanto mais não seja, “por respeito aos fiéis” que cada Domingo participam na celebração, buscando aí uma mensagem que alimente a sua fé e mantenha viva a sua esperança, mesmo “no meio das ruínas” por onde a sua vida os faz viver.

Realçou o facto de que, na generalidade das assembleias dominicais, não estão apenas pessoas iletradas; há muita gente com elevadas qualificações académicas e leigos com formação, que precisam de uma linguagem teológica ao nível da sua capacidade de entendimento e que dê resposta às suas interrogações.

A Mensagem de Fátima revela uma verdadeira “consciência da importância primeira da presença de Jesus na Eucaristia”, que deve ser cultuada com solicitude pastoral, proporcionando aos fiéis momentos de adoração, para além da celebração da Eucaristia: “os pastorinhos faziam adoração todos os dias, longas horas”. Outra ideia realçada foi a de que “Eucaristia e vida cotidiana têm que estar unidas”.

Amanhã, as Jornadas prosseguem com mais três conferências, duas dedicadas à “dimensão mariana” e à “reparação e consagração” na Mensagem de Fátima e a terceira ao “perfil espiritual dos Videntes de Fátima”.

O último momento das Jornadas será ocupado com a Oração do Rosário, às 15:30 horas.

G.I.