D. Ilídio Leandro, no encerramento das Jornadas, agradeceu a “oportunidade maravilhosa” que a Ir. Ângela e o Secretariado Diocesano do Clero ofereceram aos participantes nestas Jornadas.

Neste tempo pós-sinodal, em que procuramos concretizar a renovação da nossa Diocese, esta é uma “oportunidade maravilhosa”, pois “sem Maria não se renova a Igreja”, afirmou D. Ilídio, desafiando os participantes a aproveitar este “despertar, que a Ir. Ângela nos trouxe, com a apresentação da Mensagem de Fátima, onde Maria nos oferece as pontas com que podemos tecer a resposta aos desafios que a Igreja nos faz”.

Recordando a experiência que foi vivida na Peregrinação Diocesana a Fátima, em Outubro passado, D. Ilídio recordou que “o nosso povo cuida muito bem da Mensagem de Fátima, favorecendo a “congregação” das nossas comunidades cristãs”.

Participaram nestas Jornadas de Formação Teológico-Pastoral cerca de oito dezenas de sacerdotes e diáconos, tanto diocesanos, como regulares, num contacto profundo e denso com a Mensagem de Fátima, em ano de celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

A celebração do Centenário poderá ser uma oportunidade ímpar de evangelização, correspondendo ao cumprimento do Plano Pastoral para a nossa Diocese, como realçou o Cón. António Jorge, no momento do encerramento das Jornadas.

G.I.