Instituição católica recorda «duríssimas condições» em que vivem estas pessoas nos campos e apela à solidariedade dos portugueses.

A Cáritas Portuguesa lançou a campanha solidária ‘Levo Calor aos refugiados’, especialmente direcionada para os milhares de refugiados que estão a enfrentar os rigores do inverno, em países como a Grécia e a Sérvia.

Em comunicado enviado ontem à Agência ECCLESIA, o presidente daquele organismo católico recorda o drama que enfrentam aquelas pessoas, ao frio, à chuva e à neve, com os termómetros a baixarem muitas vezes aos “20 graus negativos” e não havendo nenhum abrigo sem ser “barracas feitas de pano”.

“Porque são tantos que nem todos cabem nessas barracas, muitos vivem ao relento, outros em campos ou edifícios abandonados e muitos não resistem a estas duríssimas condições. E as crianças na fragilidade das suas condições físicas?”, escreve Eugénio Fonseca, incentivando os portugueses a participarem nesta campanha solidária.

“Levemos aos refugiados o calor do nosso donativo que é a expressão do calor do nosso coração”, exorta aquele responsável.

Esta nova recolha de apoios financeiros prevê também a ajuda às “populações mais vulneráveis que se encontram no Leste e Sul da Europa“.

Para participar na campanha ‘Levo Calor aos Refugiados’, basta efetuar um donativo através da conta PT50 0033 0000 0109004015012.

Sobre a situação dos refugiados na Grécia, a Cáritas Portuguesa apresenta o testemunho de Maristella Tsamatropoulou.

Segundo esta representante da Cáritas Grécia, “as pessoas nem sequer podem beber água ou tomar um banho, porque a água está congelada”.

Também “não há aquecimento”, pelo que “as comunidades locais estão a distribuir lenha e fornos elétricos”.

Quanto ao contexto na Sérvia, outro país que acolheu um grande número de refugiados, Daniele Bombardi, coordenadora da Cáritas Italiana naquele país, sublinha que “os campos estão sobrelotados, e em Belgrado milhares de pessoas dormem ao ar livre”.

“A Cáritas está na linha da frente na ajuda humanitária a refugiados, distribuindo roupas quentes, comida e medicamentos”, salienta.

Neste contexto, as verbas que a Cáritas Portuguesa está a reunir serão numa primeira fase direcionadas para a aquisição de lenha e para garantir o acesso das pessoas à eletricidade, a comida e cobertores.

O apelo lançado pela Cáritas é também dirigido às empresas que estejam em condições de participar.

“Os portugueses, nos últimos anos, têm respondido com tanta generosidade que reconhecemos as suas dificuldades. Porém, sabemos que, mesmo assim, não deixarão de ser solidários. A Cáritas recorda que o pouco de muitos faz muito”, pode ler-se.

Em 2016, a Cáritas conseguiu reunir durante a sua campanha de inverno cerca de 25 mil euros, que proporcionaram aquecimento durante 6 meses para 120 refugiados no Líbano.

Nesse mesmo ano, recolheu ainda 13 600 euros para a distribuição de roupas de inverno para 335 crianças refugiadas na Síria.

JCP

CategoryIgreja, Pastoral