Missionária Leiga na Etiópia; Capelães do Hospital; Serviços de ação pastoral; Arciprestado Viseu Rural; Animadores Dominicais; Crismas em S. João de Lourosa.

No dia 10 de Janeiro, a Marisa – Voluntária missionária leiga, natural do Campo de Madalena e a caminho da Etiópia – deslocou-se à Casa Episcopal, acompanhada pelo Pe. Francisco Medeiros, para saudar e pedir a bênção do bispo da diocese para o seu serviço missionário. Esteve alguns meses na Polónia, aprendendo a língua e inserindo-se na ação missionária que, a partir de agora e por 1 ano, vai viver, em terras de missão. O Bispo desejou-lhe muitas felicidades e garantiu-lhe que a Diocese a considera sua representante missionária e reza por ela e pela sua missão.

Também no dia 10 de Janeiro, início da tarde, D. Ilídio reuniu com os 2 Capelães do Hospital de S. Teotónio – Pe. João Pedro e Pe. Marco Cabral. A conversa muito proveitosa, segundo D. Ilídio, serviu para uma reflexão, em conjunto, sobre a missão do Capelão nas instituições hospitalares e sobre a forma de os dois se ajudarem mutuamente, para uma ação mais benéfica e eficaz, junto dos doentes, profissionais e voluntários do Hospital de S. Teotónio.

Na tarde de 11 de Janeiro, D. Ilídio encontrou-se com o Departamento Diocesano da Comunicação Social, com os Vigários Episcopais e com os Arciprestes, na Casa Episcopal. Foi apresentado o novo Departamento Diocesano da Comunicação Social e teceram-se reflexões sobre os Departamentos Diocesanos da Pastoral da Saúde e da Pastoral do Ensino Superior que estão em organização, na sequência do esforço pós-sinodal de renovação das estruturas diocesanas, para que a Igreja local busque uma maior, mais profunda e comprometida resposta à missão evangelizadora que lhe cabe.

Na manhã do dia 13 de Janeiro, D. Ilídio participou na reunião do Arciprestado Viseu Rural, de que é Arcipreste o Pe. Paulo Diamantino. Esta reunião teve lugar no Centro Sócio Pastoral Diocesano, cumprindo-se uma agenda que englobava temas da actualidade pastoral.

Já no início da tarde de Sábado, 14 de Janeiro, D. Ilídio passou pelo Centro Pastoral Diocesano onde estava a decorrer o 1º dia da formação destinada a Animadores de Celebrações Dominicais na ausência do Presbítero. Eram 32 os participantes em formação, oriundos de todos os 6 arciprestado. O Bispo dirigiu-lhes algumas palavras de incentivo e realçou a importância deste ministério para ajudar as comunidades a viverem santamente o Domingo, mesmo quando a escassez de sacerdotes não permite, naquela localidade, a possibilidade da celebração da Eucaristia nesse dia. A formação destes Animadores foi coordenada pelo Pe. José Henrique, do Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica e Coordenador deste serviço.

Na manhã de Domingo, 15 de Janeiro, D. Ilídio esteve na Paróquia de S. João de Lourosa, presidindo à Eucaristia e crismando 52 cristãos, quase todos jovens. Concelebrou o Pároco – Pe. Luís Miguel e a grande Igreja paroquial estava repleta de fiéis, com muita gente sem lugar para se sentar, mas que não queriam deixar de sentir-se a participar na bela celebração do Crisma, o sacramento da maturidade cristã comprometida.

G.I.