O Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica proporcionou mais um curso de formação para Animadores Dominicais na Ausência de Presbítero. Foi o quinto, e decorreu nos dias 14 e 21 de Janeiro, durante todo o dia, no Centro Pastoral de Viseu. Participaram trinta e três cristãos, devidamente escrutinados e enviados pelos párocos, dos seis arciprestados da diocese.

No primeiro dia, o senhor Bispo veio saudar todos os presentes, expressando a sua alegria e incentivando-os a assumirem de corpo e alma esta tão importante missão: permitir que todas as comunidades cristãs, de onde foram enviados, celebrem devidamente o domingo. A presença e palavras do Sr. D. Ilídio constituíram um estímulo para todos.

Estes servidores da Igreja têm como missão orientar celebrações da Palavra, com comunhão eucarística, nos domingos em que não é possível estar o pároco, ou outro sacerdote.

Efectivamente, são cada vez mais as paróquias em que tal acontece, quer porque os párocos tiveram que assumir a paroquialidade de quatro, cinco ou mais paróquias – devido à escassez de vocações – quer pela grande dispersão geográfica das paróquias e lugares de culto dominical, que não permite a sua presença semanal, mas apenas quinzenal ou mensal. E porque os cristãos não podem viver sem o domingo, isto é: sem o alimento da Palavra de Deus e do Pão Eucarístico, a Igreja, sempre atenta e solicita à necessidade dos seus filhos, sugere esta modalidade na vivência do dia do Senhor.

A formação teve, como sempre acontece neste tipo de ações para agentes responsáveis e servidores da Igreja, duas vertentes: uma de teor mais doutrinal-espiritual e outra de carácter mais prático. Nesta, os candidatos ao ministério são elucidados sobre os objectos e alfaias litúrgicas, os gestos corporais, o manejo adequado dos livros litúrgicos, os lugares da celebração, a participação de outros intervenientes: cantores, leitores, acólitos, ministros da comunhão (quando necessário), etc.

Já nos momentos finais do curso, aquando da entrega dos respectivos cartões, que credencia os Animadores Dominicais para o seu múnus, cada um deu o seu testemunho, no qual se evidenciou a alegria de se sentir chamado por Deus e pela Igreja, como também a responsabilidade para esta missão exigente mas espiritualmente realizadora.

A diocese de Viseu conta, neste momento, com cerca de 180 Animadores Dominicais activos.

G.I./SDPL