André Silva, natural de Canas de Senhorim, vai ser ordenado diácono, no próximo Domingo, 29 de Janeiro, por D. Ilídio Leandro, na sua terra natal, às 16:00 horas.

Quando frequentava o 10º ano, tinha o sonho de ser enfermeiro, como o seu irmão, para salvar vidas. No entanto, André Silva descobriu que Deus tinha outros planos para si e ensinou-o a salvar vidas de outra forma. Tudo começou numa sessão de catequese, em que o catequista não pôde estar presente e o pároco, o Pe. Nuno Santos, foi substituí-lo. Nessa sessão, falou sobre a nossa vocação e que tipos de vocação existiam.

André Silva, na altura, ficou a pensar: “o que sentirá alguém que é chamado a ser padre ou freira? Como posso eu saber se sou chamado ao matrimónio ou à vida consagrada?” Continuando a querer ser enfermeiro e, no futuro, casar e constituir família, aceitou o primeiro grande passo – abrir-se à dúvida “metódica”, deixando que Deus o interpelasse.

E começou a sentir um interesse crescente pela oração e pela Eucaristia e o que era confuso foi-se tornando claro, discernindo melhor a sua vocação, chegando ao passo que agora está a dar, em direcção ao sacerdócio.

Desta caminhada vocacional, André Silva recorda todos aqueles que o ajudaram a discernir melhor a sua vocação: a família, que sempre o apoiou, os seus párocos ao longo dos anos, os formadores do seminário, os professores, os amigos e os seus “irmãos” seminaristas que caminharam o mesmo caminho, todos os dias, ao longo de sete anos de vida em comum. Como diz a Carta aos Hebreus, “Deus fala-nos de muitos modos”. Todas estas pessoas, que fizeram parte da sua caminhada vocacional, ajudaram-no a compreender quem é ele, como pessoa, “quem é Deus e a que é que Ele  o chama”, confessa-nos.

André Silva olha a ordenação diaconal como um passo muito importante rumo ao sacerdócio ministerial. O diaconado, especialmente ligado ao serviço da caridade, é por ele visto “como a escola do serviço”: aprender a servir com amor, como diácono, para que, como padre, saiba servir as minhas comunidades na genuinidade desse amor.

O lema da sua ordenação diaconal será “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra.” (Lc 1, 38), porque quer, como Maria, “abandonar-se” na Palavra, para que, com este seu “SIM”, se encontre no Seu amor e alegria e assim poder ser moldado para servir, mais e melhor, o Senhor e a Sua Igreja.

André Silva confessa que quer viver este serviço “do mesmo modo que os apóstolos viveram o seu chamamento: com extrema alegria e entrega”.

G.I./J.B.