Conselho Presbiteral; Arciprestado do Dão; Celebração jubilar em Órgens; 60 anos do Agrupamento 102; Conselho Pastoral Diocesano; Ministros Extraordinários da Comunhão; Ordenação de Diácono em Canas de Senhorim

A 24 de Janeiro, realizou-se o segundo encontro do Conselho Presbiteral da Diocese, neste Ano Pastoral. Da agenda, constava a avaliação da Peregrinação Diocesana a Fátima, do Ano da Misericórdia, da nova plataforma informática que a diocese adoptou, da formação do Clero e do início da Escola da Fé, além do estudo e aprovação de medidas para o cumprimento de normas administrativas da Diocese e da avaliação do estudo e aplicação pastoral da Amoris Laetitia, documento que o Papa Francisco publicou, com as conclusões do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Houve também trabalho em grupos, com o respetivo plenário para apresentação de propostas sobre a vivência do Centenário das Aparições de Fátima e o modo de concretizar uma pastoral mais participativa, aproveitando esta efeméride. Ainda foi abordada a forma de levar a uma melhor concretização das Unidades Pastorais na Diocese.

Na manhã de 25 de Janeiro, reuniram os Padres do Arciprestado do Dão, com a presença de D. Ilídio. Os trabalhos proporcionaram uma reflexão sobre pontos da atualidade da diocese e alguns temas que têm estado na agenda do Arciprestado e da Diocese.

A convite dos Padres de S. Vicente de Paulo, a residir no Monte Salvado, D. Ilídio presidiu à Eucaristia jubilar dos 400 anos da fundação da Congregação da Missão e dos 300 anos da sua vinda para Portugal. Esta celebração teve lugar no início da noite de 25 de Janeiro, data do aniversário da fundação do Carisma Vicentino. Realizou-se na Igreja do Convento, em Órgens, sede de uma das paróquias entregues aos Padres Vicentinos. Com a Igreja repleta de fiéis, vindos das paróquias de Órgens e de S. Salvador, concelebraram os 4 Sacerdotes Vicentinos e outros Padres, tanto Combonianos, como Franciscanos e Diocesanos. No fim da Eucaristia, teve lugar um convívio numa das salas anexas à Igreja. D. Ilídio, em nome da Diocese, agradeceu a presença deste Carisma na nossa Igreja e a frutuosa e qualificada atividade que aqui têm realizado as diversas Equipas que, desde há várias décadas, têm passado e trabalhado em Viseu.

O CNE, presente em Viseu há algumas décadas, tem o Agrupamento 102 como o mais antigo da Diocese. Preste a celebrar 60 anos, o Chefe de Agrupamento e o Assistente estiveram na Casa Episcopal, informando D. Ilídio de algumas atividades e pedindo-lhe a honra da sua presença nas celebrações do próximo dia 1 de Abril, centro das comemorações festivas.

Os elementos do Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano, com o Vigário Episcopal da Pastoral e com o Vigário-Geral, estiveram na Casa Episcopal, na tarde de 28 de Janeiro, preparando com D. Ilídio a próxima reunião deste órgão de corresponsabilidade. Foi elaborada a agenda dessa reunião e acertada a metodologia de trabalhos, que terão lugar na manhã do próximo dia 25 de Fevereiro, no Centro Sócio-Pastoral.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica organizou mais uma tarde de formação extraordinária para os Ministros Extraordinários da Comunhão do concelho de Viseu, cumprindo um programa de formação permanente para os que servem este ministério, na nossa diocese. Os trabalhos de formação decorreram no Centro Sócio Pastoral Diocesano, na tarde de Domingo, 29 de Janeiro, sob orientação do Cón. José Henrique e do Cón. Seixas. D. Ilídio passou pelo local, no início da tarde, e dirigiu algumas palavras aos cerca de 120 participantes.

Conforme já noticiámos, foi ordenado Diácono, a caminho do sacerdócio, o André Silva, em Canas de Senhorim, sua terra natal. A ordenação decorreu na tarde de Domingo, 29 de Janeiro, na Igreja Matriz, completamente cheia e com excelente participação de todos os presentes.

G.I.