A Câmara Municipal de Fornos de Algodres acaba de lançar uma oficina solidária, um serviço que presta colaboração nos domicílios de cidadãos seniores e/ou pessoas com algum grau de incapacidade ou dependência física, através da realização de pequenas reparações e melhorias habitacionais nas áreas de carpintaria, serralharia, eletricidade, pichelaria, isolamentos, impermeabilizações e outras.

O projeto solidário ‘Amiga da sua Casa’ presta serviço por pessoal qualificado que executa os trabalhos de forma gratuita, sendo da responsabilidade do interessado a aquisição de materiais necessários à concretização das reparações. Desde que devidamente justificado, a Câmara Municipal avança que pode fornecer, a título gratuito, pequenas peças e/ou acessórios necessários à prestação do serviço, desde que não excedam o valor de cem euros anuais.

“O projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e manutenção da autonomia dos seniores no seu domicílio e/ou de pessoas dependentes, proporcionando apoio domiciliário gratuito na área das pequenas reparações e melhorias habitacionais”, adianta a autarquia numa nota à imprensa.

O projeto dirige-se a cidadãos recenseados e residentes no Município de Fornos de Algodres, há pelo menos um ano, que tenham 60 e mais anos de idade, que sejam portadores de deficiência ou possuam algum tipo de doença crónica grave, e não disponham, por si, ou através do seu agregado familiar, de um rendimento mensal per capita superior ao valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), fixado para o ano civil a que reporta o pedido.

O programa é operacionalizado através do pedido inicial de intervenção junto do Serviço de Ação Social da autarquia.

G.I./J.B.

CategoryPastoral