Padroeiro da Diocese e da Cidade de Viseu, S. Teotónio é também patrono do Hospital de Viseu. Hoje, às 11:00 horas, D. Ilídio presidiu à solene celebração, na Catedral, de que S. Teotónio foi Prior.

Apontando S. Teotónio como modelo de virtudes, D. Ilídio lembrou, na sua homilia, a necessidade de continuar a renovação para que o Sínodo Diocesano apontou, para Diocese.

Canonizado há 854 anos, a acção de S. Teotónio, na Cidade e na Diocese, embora “curta no tempo, foi intensa”, ficando como “referência e inspiração para a Igreja de Viseu”, lembrou D. Ilídio.

“Convidados pelo Sínodo Diocesano a pensar e imprimir um novo estilo de organização, uma nova mentalidade e um novo espírito de comunhão eclesial, nada melhor que inspirar-nos no Padroeiro”, propôs D. Ilídio.

“Os princípios que [S. Teotónio] viveu e as fontes onde aprendeu o amor profundo à missão, vivida na humildade e no espírito de serviço, na procura constante da vontade de Deus” podem levar-nos à santidade “pelo amor concreto e dedicado a todos, de forma muito especial, aos pobres e aos doentes”, recordou.

Porque “Jesus é o Senhor da Igreja e nunca estará ultrapassado nem tem sucessor”, “a organização sinodal que aprovámos será fundamentada no espírito de escuta e de seguimento; de participação e de corresponsabilidade”, verdadeira “pastoral de comunhão”, afirmou D. Ilídio.

E concluiu lembrando que “a nova organização para a Igreja de Viseu” implica que “todos –  leigos, religiosos e consagrados, diáconos e sacerdotes – todos ouvintes, discípulos e seguidores do único Mestre (…) que propõe a conversão e a mudança de estilo, de mentalidade e de vida como caminho de felicidade e de realização plenas”.

“Que S. Teotónio nos ensine o caminho da humildade e nos ajude a compreender a sabedoria de Deus na linguagem da cruz e da Páscoa”.

A Eucaristia foi brilhantemente solenizada pelo Coro Diocesano de S. Teotónio, acompanhado a orquestra, Coro que celebra o seu 5º aniversário. Uma evolução assinalável, revelando qualidade vocal e sonora, que brilha mais no contexto da Catedral.

No final da celebração, que contou também com a presença de numerosos sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, bem como de numerosos acólitos de toda a diocese e com os alunos do pré-seminário, foram muitos os que partilharam o almoço, no Seminário Maior, correspondendo ao convite que havia sido feito.

G.I.