Preocupação passa por cumprir da melhor forma a missão de «servir a todos como uma só família humana».

A Cáritas Portuguesa está a trabalhar na consolidação do seu plano estratégico até 2020, num processo que envolve todas as dioceses do país e diversas entidades ligadas à Igreja Católica.

De acordo com uma nota publicada no site da organização solidária católica, o projeto prosseguiu esta segunda-feira com um encontro de coordenadores em Fátima.

O plano estratégico tem como objetivo ajudar a Cáritas a cumprir da melhor forma a sua missão, segundo o lema “servir a todos como uma só família humana”.

Nesse sentido a Cáritas já apontou parâmetros que considera essenciais, como “a participação, a subsidiariedade e a corresponsabilidade” entre todos os secretariados diocesanos.

Ao longo das reuniões preparatórias que já foram feitas, sobressaiu ainda a importância de definir “eixos e objetivos mais claros”, através da auscultação a “elementos externos e internos à rede Cáritas em Portugal”.

Neste sentido, já foram ouvidos os secretários-gerais da Caritas Internationalis e da Cáritas Europa; e os membros da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana.

Também o presidente da Comissão Executiva da Plataforma de Apoio aos Refugiados, a diretora da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre e ainda antigos dirigentes.

No centro deste plano estratégico até 2020 está também “a preocupação de ver refletidas as orientações recentes da Santa Sé e do Episcopado Português” relacionadas com a ação sociocaritativa, entre outras referências internacionais, europeias e mundiais, públicas e privadas.

G.I./Ecclesia:JCP