O Presidente da Cáritas Nacional endereço ao nosso Bispo um agradecimento pela decisão de destinar ao refugiados na Turquia o produto da Renúncia Quaresmal da nossa Diocese.

“Senhor Bispo:

Soube pelos Media que tinha decidido destinar a renúncia à pobre gente refugiada na Turquia. Gesto de autêntica fraternidade. Acabei de chegar de Lesbos e como será possível aplacar a revolta de quem vive em condições infra-humanas e como se tivessem cometido crimes? As palavras que mais ouvia era “espera” aos que estavam nos campos e “esperança” aos que estão nos hotéis da Cáritas grega. Entendi bem porque chegam a Portugal e “fogem”. Uma recolocação sem critérios, minimamente, humanos.

Estou grato ao Sr. Bispo por ter confiado na Cáritas Portuguesa a gestão de que vier a resultar da Renúncia Quaresmal. Assumirei dar-lhe conta, com evidência, da aplicação da verba. A Turquia é um lugar de grande opressão, mas, após a aplicação da verba, [talvez] fizesse sentido que o Sr. Bispo visitasse aquela gente chagada.

Aproveito para lhe dizer da alegria que temos com a escolha feita para a nova direção da sua Cáritas. Boa colaboração e disponibilidade para nos ajudar nas competências que estão confiadas à Cáritas Portuguesa.

Com cordiais cumprimentos.

Eugénio José da Cruz Fonseca

Presidente da Cáritas Portuguesa”

G.I./J.B.