Projeto usa tecnologias da comunicação na preparação rumo à Páscoa.

O portal Cristo Jovem (CJ) propõe o “imperativo” ‘VOA’ para a caminhada quaresmal de 2017, a partir de duas mensagens do Papa, como ajuda na preparação para a Páscoa.

O projeto baseou-se no “tripé” – “Ver, Ouvir e Agir” – e explica que escolheu a mensagem de Francisco para a Quaresma deste ano e a mensagem para os jovens do documento preparatório para o Sínodo dos Bispos em 2018 dedicado à juventude e à vocação.

“Ver de olhar, de ler, de ter atenção. Ouvir de escutar. Terás oportunidade de, em conjunto com a mensagem, ouvir a cada dia, uma das músicas da nossa playlist. A terceira e última parte compete-te a ti, de sair da frente do teu smartphone, computador ou tablet e fazeres a parte que te pertence na comunidade”, desenvolve.

O portal considera que a Quaresma fala, sobretudo, de como “voar”: “Somos peregrinos da vida”.

“Ao voo chegamos com os nossos medos despidos. A Quaresma é o tempo propício para que nos dispamos deles, para sair dos nossos erros. Só voa quem deixa de parte os seus medos e coloca a sua confiança em algo superior”, escreve o ‘Cristo Jovem’, na proposta de caminhada para a Quaresma 2017 num ano de “viragem” onde oferece o “imperativo VOA”.

‘A Palavra é um dom. O outro é um dom’ é o título da mensagem que o Papa Francisco escreveu para a Quaresma, na qual é usada como exemplo a parábola do pobre Lázaro e do rico avarento.

A Quaresma começou com a celebração de Cinzas, este ano a 1 de março, e é um período de 40 dias, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

O Sudão do Sul e a ajuda aos refugiados são os principais destinos dos donativos das comunidades católicas em Portugal.

CG.I./Ecclesia:B/OC

CategoryIgreja, Pastoral