Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Como previsto e amplamente noticiado, realizaram-se neste domingo, no Centro Pastoral Diocesano, as Jornadas da Pastoral Social da Diocese de Viseu, subordinadas ao tema:” Cuidar da Casa Comum”. Palestrou o Engº Carlos Borrego, especialista do ambiente e ex-ministro.

Instituições, Associações e Grupos marcaram presença, quer expondo as suas actividades, quer apresentando, ou elaborando trabalhos para o Concurso.

Destacam-se os Centros Sociais Paroquiais (IPSS) de Campo de Madalena, Antas, Mangualde, Rio de Loba, Cunha Baixa, S. Salvador, Boa Aldeia e Castelo de Penalva; as Conferências Vicentinas do Viso, S. Salvador, Órgens, São Pedro do Sul e Vouzela; a Cáritas Diocesana; o Centro Pastoral Diocesano; Migrações e Mobilidade Humana; as Paróquias de São José, Abraveses, Parada de Gonta, Repeses e Viso; Arciprestado Urbano; Pastoral Social da Unidade de Fornos de Algodres e ainda a Associação “Raríssimas”.

Na tarde de Sábado e na manhã de Domingo foi grande a azáfama no Centro Pastoral Diocesano, preparando as exposições, que foram visitadas pelos participantes na Jornada, tal como as várias salas onde funcionaram as “oficinas” de actividades de demonstração e de construção dos trabalhos para o Concurso, tudo com a preocupação de sensibilização para a ecologia, para o cuidado pela Casa Comum.

A celebração da Eucaristia do II Domingo da Quaresma foi presidida por D. Ilídio, concelebrando o Vigário para a Pastoral Social, o Padre Miguel. O Coral da Catequese de Quintela de Azurara, bem afinado e com vozes encantadoras, animou a celebração, na igreja do Centro Pastoral, que ficou cheia.

Na homilia, partindo das leituras bíblicas, D. Ilídio fez uma profunda reflexão sobre o “Cuidar da Casa Comum”.

Seguiu-se o almoço, nas instalações do Centro Pastoral.

A tarde começou com o Rancho Folclórico ”os Azuraras” de Quintela de Azurara, no Auditório, trazendo à memória as tradições do passado, com vozes de timbre marcadamente popular, preparando o ambiente humano para o momento tão esperado, a conferência “A Casa Comum, que futuro?”

Em linguagem simples, cordial e próxima, sem comprometer o rigor científico, o Engenheiro Carlos Borrego, que foi Ministro do Ambiente, entusiasmou a grande plateia, sensibilizando de forma realista para a importância de cada um de nós proteger o ambiente, em todas as suas vertentes, seguindo a Exortação do Papa Francisco: mudar os hábitos de vida em favor da harmonia ecológica da nossa Terra.

Alunos da Escola Profissional de Torredeita apresentaram em palco propostas de atitudes ecológicas, com uma magnífica e moderna representação sobre a defesa do equilíbrio ecológico da Terra.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Social entregou menções honrosas e certificados de presença aos participantes nos trabalhos do Concurso e dos Stands, agradecendo aos expositores os belos trabalhos apresentados. O elevado nível de qualidade de todos dificultou o estabelecimento de alguma diferenciação entre os trabalhos apresentados.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Social considera que a Jornada foi muito bem sucedida, ficando a vontade de repetir a experiência, com uma dimensão mais alargada.

 RETIRO ESPIRITUAL QUARESMAL

 O Secretariado Diocesano da Pastoral Social vai organizar um Retiro Espiritual no dia 1 de Abril (sábado) no Centro Sócio Pastoral de Viseu, destinado a Dirigentes, Colaboradores dos Centros Sociais Paroquiais (IPSS), das Misericórdias, da Cáritas, das Conferências Vicentinas, dos Grupos Socio Caritativos das Paróquias, assim como para todos os que, trabalhando na área social, desejem fazer uma paragem, no desejo de um encontro profundo com Deus, consigo mesmos e com os outros.

Os trabalhos começam às 09.30h e encerram às 17.00h. Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 24 de Março, no Centro Pastoral ou através do contacto: 968313929 (Padre Miguel)

G.I./Pe. Miguel Abreu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: