Exéquias de Mons. Agostinho; Quarta-feira de Cinzas; UNER – Sacrários Calvários; Inaugurações em Povolide; Bispos do Centro; Comissão Episcopal Laicado e Família; Retiro Anual dos Bispos; 60º Aniversário do Agrupamento 102; Jornadas Diocesanas da Pastoral Social

No dia 28 de Fevereiro, foi a sepultar Mons. Agostinho Plácido Gonçalves, falecido no Hospital de Viseu, no dia anterior. Havia algum tempo que vivia mais mais recolhido no Centro Sócio Pastoral. D. Ilídio presidiu às solenes exéquias na Catedral e presidiu, também, à Eucaristia, na Igreja do Convento, em Ferreira de Aves, sua paróquia natal. Num lugar e no outro, concelebraram vários sacerdotes e muito povo.

Como de costume, realizou-se, em Quarta-feira de Cinzas, um encontro do Clero diocesano. Iniciou-se com a Hora Intermédia e uma reflexão sobre a Liturgia quaresmal, orientada pelo Pe. António Henrique. Na mesma manhã e, também, no Seminário Maior, teve lugar, como de costume, um encontro da Fraternidade Sacerdotal. Seguiu-se almoço de confraternização. De tarde, à hora habitual (18,30), D. Ilídio presidiu à Eucaristia de Quarta-feira de Cinzas, com o rito penitencial próprio deste primeiro dia da Quaresma.

Em dia aniversário da UNER – Movimento Eucarístico de reparação e companhia ao Santíssimo Sacramento – D. Ilídio, como é habitual em cada ano, presidiu à Eucaristia na Igreja do Carmo. Foi na manhã do dia 4 de Março. A Igreja estava repleta e concelebraram o Reitor da Igreja – Pe. José Mota, o Diretor Diocesano da UNER – Pe. Geraldo Morujão e um diretor paroquial – o Pe. António Marques Alexandre.

Correspondendo ao convite do Pároco e do Presidente da Junta de Freguesia de Povolide, D. Ilídio esteve com o povo desta localidade, seu Pároco e seus representantes autárquicos, durante toda a manhã de Domingo, dia 5 de Março. Depois de várias inaugurações na freguesia, inauguraram-se, também, obras de melhoramento da Igreja Matriz que foi dotada de aquecimento. O nosso Bispo presidiu à Eucaristia, concelebrada pelo Pároco – Pe. António Baptista Lopes – na Igreja apinhada de fiéis, vendo-se também as autoridades autárquicas – Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Viseu.

Pela primeira vez, o grupo dos Bispos do Centro reuniu na Casa Episcopal de Santarém, dado que, desde há alguns meses, este grupo tem mais um membro – D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém. O encontro teve lugar na manhã de Segunda-feira, dia 6 de Março, continuando os participantes a reflexão que trazem desde há alguns meses – “Amoris Laetitia” – apurando um texto-programa que vai servir para aplicar este Documento nas dioceses de Portugal.

Na tarde de 6 de Março, reuniram, em Fátima, os membros da Comissão Episcopal do Laicado e Família. Esta reunião decorreu antes do Retiro dos Bispos, iniciado no início da noite deste dia e tratou os diversos pontos da agenda, avaliando os realizados e programando os que vão ter lugar em futuro próximo.

Na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, realizou-se o Retiro Anual dos Bispos de Portugal, entre os dias 6 e 10 de Março, tendo por Orientador o Bispo Emérito de San Sebastián, em Espanha – Mons. Juán María Uriarte. Este Bispo esteve em Viseu, em 2009, a orientar a Formação Permanente dos Sacerdotes da nossa diocese.

O Agrupamento 102 do CNE de Viseu está a comemorar 60 anos de atividades. Um momento alto destas comemorações aconteceu na noite de sexta-feira, dia 10 de Março, na antiga sede dos Bombeiros Voluntários da cidade. Festa, convívio, evocação de experiências preencheram várias horas da noite. D. Ilídio Leandro e muitos outros antigos membros e dirigentes do 102 – e algumas antigas dirigentes da AGP, nomeadamente, a que foi Comissária Regional (Dr.ª. Teresa Falcão) – estiveram presentes. Múltiplas intervenções dos presentes evocaram tempos de vida e ação escutista.

Nas instalações do Centro Sócio Pastoral Diocesano, realizaram-se as primeiras Jornadas Diocesanas da Pastoral Social, sob a orientação do seu Presidente – Vigário Episcopal Miguel de Abreu. Houve a adesão de várias dimensões que fazem parte deste Secretariado: Cáritas Diocesana, Pastoral da Saúde, Concelho Central das Conferências de S. Vicente de Paulo, vários Centros Sociais Paroquiais… Todas estas representações marcaram presença com expositores informativos da sua vida e atividades. D. Ilídio esteve presente, presidiu à Eucaristia, almoçou com os participantes e acompanhou alguns momentos da tarde, que se iniciou com a atuação do Rancho Folclórico de Quintela de Azurara. Seguiu-se uma Conferência pelo Eng. Carlos Borrego, de Aveiro, que falou sobre o tema proposto pelo Papa Francisco – “Cuidar da Casa Comum”. O mesmo tema foi tratado com uma encenação de alunos da Escola Profissional de Torredeita (fotografia).

G.I.