Freguesia de Viseu; 4º Aniversário do Papa; Reconstituição da PESV; Arciprestado Urbano; Paróquia de Abraveses; Vigários Episcopais e Arciprestes; Dia da Unidade no RI 14; Irmãs “Sementes do Verbo”; Creche de Vimieiro.

Na manhã do dia 13 de Março, D. Ilídio recebeu representantes da Freguesia de Viseu que vieram informar sobre algumas iniciativas importantes desta Freguesia e, também, fazer o convite para as mesmas. Na tarde do mesmo dia 13 de Março, presidiu à Eucaristia, na Catedral, assinalando o 4º aniversário da eleição do Papa Francisco, rezando para que Deus o proteja e lhe dê saúde para continuar a ser o fiel seguidor de Jesus Cristo e centro da unidade da Igreja!

Nas instalações da Igreja do Carmo, na tarde do dia 14 de Março, D. Ilídio participou numa reunião com representantes das Escolas de Ensino Superior da Diocese. Com o Instituto Jean Piaget, o Instituto Politécnico com as suas 4 Escolas (Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia) e a Universidade Católica (Centro de Viseu) reflectiu-se sobre a melhor forma de constituição da Equipa da PESV (Pastoral do Ensino Superior de Viseu) que terá como Coordenadora a Irmã Manóli Delgado, sendo Assistente Espiritual o Pe. António Jorge. Ficaram agendadas futuras reuniões para formar a Equipa de trabalho, onde estarão representadas todas as Escolas e que preparará o programa de trabalho a desenvolver ao longo do ano.

Na manhã de 15 de Março, reuniram os sacerdotes do Arciprestado Urbano, no Centro Sócio Pastoral. D. Ilídio esteve presente. A reunião foi conduzida pelo Arcipreste – Pe. José Henrique.

Para partilhar com o Bispo a experiência que a paróquia de Abraveses tem feito, desde há 2 anos, com a encenação e apresentação da Via-Sacra, estiveram, na Casa Episcopal e com o Pároco – Pe. António Henrique Sousa – um grupo de paroquianos, mais responsáveis por esta ação pastoral. O ambiente para a partilha foi uma refeição, no fim da qual entregaram ao Bispo uma cassete vídeo com toda esta experiência. Este encontro aconteceu no final do dia 15 de Março. Está em preparação a encenação da Via-Sacra, que sairá à rua, ao vivo, na próxima sexta-feira Santa.

Na manhã de 16 de Março, D. Ilídio reuniu com os Vigários Episcopais e os Arciprestes, na Casa Episcopal. O Bispo quis ouvir o seu Conselho Episcopal sobre os vários assuntos que, neste momento, ocupam a agenda da Diocese.

No Regimento de Infantaria nº 14, de Viseu, celebrou-se, na manhã do dia 17 de Março, o Dia da Unidade (dia de S. José), antecipado por motivos de fim-de-semana. D. Ilídio foi convidado para a celebração e esteve presente.

Na tarde do mesmo dia 17 de Março, D. Ilídio recebeu uma Comunidade Religiosa – “Sementes do Verbo” – que está na diocese de Santarém. Estas Irmãs – 3 mais 2 noviças e 2 outras pessoas acompanhantes – estiveram a realizar uma ação pastoral na paróquia de Vila Chã de Sá, por convite do seu Pároco – Pe. José Marcelino que também esteve neste encontro. O grupo partilhou, com muita alegria, a experiência realizada.

Já no final da tarde de 17 de Março, D. Ilídio recebeu a Educadora e as Auxiliares da creche da paróquia de Vimieiro. Vieram partilhar com o Bispo algumas dificuldades que estão a sentir naquela Instituição paroquial.

G.I.