Depois de três horas dedicadas à celebração do sacramento da Reconciliação, foi celebrada a Eucaristia, sufragando as almas dos Irmãos falecidos, integrando o 7º Dia de dois falecidos nesta semana.

A Eucaristia, precedida da Oração de Vésperas de Defuntos, foi presidida pelo Pe. António Matos, que tem substituído o pároco, Pe. João Dinis, neste período de recuperação pós-operatório.

A igreja encontrava-se cheia, pois foi a oportunidade para a Reconciliação, neste “tempo favorável” da Quaresma.

Após a Eucaristia, realizou-se o Responso, percorrendo o adro, em oração pelos defuntos Irmãos desta Associação de fiéis centenária, que, participando habitualmente nos funerais, lhes dá maior solenidade e dignidade.

Sendo primitivamente exclusiva de homens, hoje a Irmandade conta também com mulheres nas suas fileiras, correspondendo a metade da totalidade.

Após as celebrações litúrgicas, a Mesa da Irmandade ofereceu a todos os Irmãos uma merenda abundante, que ajuda a criar maior coesão entre todos.

Estão também a preparar o passeio anual, que, tal como no ano passado, será realizado conjuntamente com a Irmandade de Parada de Gonta, paróquia que tem o mesmo pároco e vem desenvolvendo o Plano Pastoral em interparoquialidade, uma experiência de unidade pastoral mutuamente benéfica.

G.I.