Hoje à tarde, a Legião de Maria fez a sua Festa da Ácies, na Igreja Paroquial de Tondela.

Presidiu o Pe. Américo Duarte, em substituição do Pe. João Dinis.

Após a reza do Terço, os Legionários presentes fizeram o seu “juramento”, tocando os símbolos do Movimento e diante da imagem da Senhora, a Virgem e Mãe Legionária.

Participaram cinco “praesídia” de Viseu, Mangualde e Tondela, que, no final da Eucaristia, fizeram a sua consagração a Maria, cujo sentido foi explicitado pelo Pe. Américo, à luz da homilia, partindo dos textos deste IV Domingo da Quaresma, que apelam a não julgarmos pelas aparências e a sabermos reconhecer nos outros a presença de Jesus, que salva e dá luz à nossa existência.

Depois das celebrações na Igreja, os legionários presentes partilharam os farnéis, durante um momento de convívio muito gratificante, que permitiu maior e melhor conhecimento entre pessoas e as iniciativas que cada “praesidium” realiza nas suas comunidades.

A Festa da Ácies é celebrada no Domingo seguinte ao dia 25 de Março, em que se celebra a Anunciação do Anjo a Maria.

A Legião de Maria é um movimento de acção pastoral que se dedica a visitar as pessoas, levando-lhe a mensagem da misericórdia divina, que está mais próxima dos doentes e mais fragilizados. Para o apoio em bens materiais, a Legião de Maria socorre-se de terceiras pessoas, nomeadamente as Conferências de S. Vicente de Paulo, e faz as visitas, em grupos de dois – “enviados dois a dois”.

O “praesidium” de Canas de Santa Maria celebrou, neste Domingo o seu 42º aniversário, apresentando-se com o seu estandarte ao lado do altar, na Eucaristia das 11:00 horas, tendo o Presidente, Eduardo Martins, lembrado à assembleia o sentido da sua acção junto da comunidade cristã.

G.I.