Semana Bíblica; Encontro em Santa Comba Dão; Exéquias do Pe. Lino Alberto; Seminário Interdiocesano; Exéquias do Dr. Filipe; Antigas Freguesias de Viseu em livro; Padroeira de Torredeita; Inaugurações em Sul; Nomeação – Diácono Permanente.

Iniciou a X Semana Bíblica da Diocese, a ter lugar nos dias 20 a 23 de Março, desta vez no Seminário Maior, no salão de festas completamente cheio. É organizada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã. O Bispo esteve presente nos 2 primeiros dias. Na sessão de Abertura, dirigiu algumas palavras a todos os presentes e agradeceu ao Secretariado Diocesano da Educação Cristã e seu Presidente – Pe. João Leão Zuzarte – este bom trabalho de formação bíblica.

Para se encontrar com os 3 sacerdotes da Unidade Pastoral de Santa Comba Dão, o Bispo dirigiu-se à Casa Paroquial, no início da tarde de terça-feira, dia 21 de Março. Foi um encontro muito proveitoso, tendo sido abordados alguns pontos da vida desta Unidade Pastoral.

Por falecimento do Pe. Lino Alberto Pereira Loureiro, de 33 anos e natural de Gandufe, da freguesia de Espinho de Mangualde, o Bispo esteve presente, na Igreja Paroquial de Mangualde. A celebração das Exéquias foi em Mangualde por a Igreja de Espinho estar em obras e ser a paróquia de estágio do Pe. Lino. Teve lugar na tarde de quarta-feira, dia 22 de Março. A grande Igreja estava repleta, com pessoas de Mangualde, de Espinho e das paróquias onde o Pe. Lino tinha sido Vigário Paroquial. Cerca de 70 sacerdotes, de Viseu e de outras dioceses, concelebraram a Eucaristia. Foi a sepultar no cemitério de Espinho, sendo acompanhado pelo Bispo, Pároco e outros sacerdotes e muitas pessoas de vários lugares.

No Seminário Interdiocesano, localizado em Braga, realizou-se o encontro dos Bispos das 4 Dioceses (Bragança, Guarda, Lamego e Viseu), com a Equipa de 4 Sacerdotes que dirige o Seminário e com os Reitores dos Seminários Diocesanos. Depois do almoço de quinta-feira, dia 23 de Março – no qual estiveram presentes o Senhor Arcebispo e o Bispo Auxiliar, D. Nuno Manuel e outros Responsáveis da Diocese de Braga, também ligados ao seminário Interdiocesano – houve um encontro entre os 4 Bispos e os Alunos do Seminário. Às 16 horas celebrou-se a Eucaristia, celebrando o Patrono – S. José – presidida pelo Bispo de Viseu, o coordenador neste ano.

Depois de uma muito breve doença grave, faleceu o Dr. José Filipe Figueiredo, colaborador do Tribunal Eclesiástico Diocesano e muito cooperador em vários projetos de renovação e concretização que o Tribunal está a implementar. Dadas todas as ligações do Dr. Filipe à Diocese e à Igreja, o Bispo presidiu à Eucaristia Exequial, celebrada na paróquia onde vivia – Repeses. Esta celebração exequial teve lugar na tarde de sexta-feira, dia 24 de Março.

No início da noite de sexta-feira, 24 de Março, teve lugar uma cerimónia evocativa das antigas freguesias da cidade de Viseu, numa das salas do Hotel Grão-Vasco. Teve vários momentos festivos e alusivos ao ato evocado, depois dos quais foi apresentada a monografia dos 3 volumes – um por cada antiga freguesia – pelo seu Autor: Dr. António Vicente de Figueiredo. Estando presente o Presidente da Câmara, foi o Presidente da Freguesia de Viseu quem presidiu a toda esta cerimónia, tendo sido ele, também, a requerer a Obra apresentada e a conduzir toda a celebração memorial.

Na manhã de sábado, dia 25 de Março, o Bispo presidiu à Festa de Nossa Senhora de Março – Padroeira de Torredeita – no dia da Anunciação do Senhor. No final da Eucaristia – concelebrada pelo Pároco, Pe. Paulo Diamantino – e da Procissão, houve o almoço, na Casa Paroquial. Ali estiveram, com o Pároco e o Bispo, o Pe. Carlos lima – homenageado no final da Eucaristia pelos 90 anos, feitos no dia 4 de Março – e os anteriores Párocos: Pe. Armando Domingues e Pe. José Henrique.

No 4º Domingo da Quaresma – dia 26 de Março – a Paróquia de Sul esteve em festa. Foi consagrado o novo Altar da Igreja Matriz e foi benzido o novo Ambão. O Bispo presidiu à Eucaristia, às 17,00 horas, com a Igreja repleta de cristãos desta Comunidade. Está de parabéns o Pároco – Pe. Lindoval José da Silva – e toda a Comunidade de Sul.

O Diácono Permanente – Hélio da Silva Domingues – até aqui a colaborar com o Pároco de Canas de Santa Maria, onde vivia com a sua família, passa a colaborar com o Pe. José Pedro da Costa Matos, nas Paróquias de Ranhados e Repeses, uma vez que está a residir naquela zona.

G.I.