Conferências Episcopais da Europa dedicaram simpósio aos jovens, preparando encontro de 2018.

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos disse ontem à Agência ECCLESIA que a ideia de dedicar a assembleia de 2018 aos jovens foi uma decisão “brilhante” do Papa Francisco.

“Foi uma ideia, uma iniciativa brilhante do nosso Papa Francisco, que consultou as conferências episcopais, outras instituições, e decidiu-se por este tema”, assinalou o cardeal Lorenzo Baldisseri.

Este responsável falava em Barcelona, cidade espanhola que acolheu desde terça-feira um encontro de responsáveis de 37 episcopados católicos da Europa, incluindo a portuguesa, para debater a relação entre a Igreja Católica e os jovens, por iniciativa do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

“Queremos um movimento global, mundial, sobre a juventude, num momento importante da história”, sublinhou D. Lorenzo Baldisseri.

Para o cardeal italiano, a Igreja Católica tomou a dianteira neste interesse pelos jovens, esperando que o Sínodo de 2018 tenha um impacto “universal”.

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos fala numa continuidade entre as assembleias de 2014 e 2015, sobre a família, e a próxima assembleia sinodal, para “considerar a etapa central da vida de uma pessoa, o momento decisivo”, que é a juventude.

“É daí que se projeta o futuro da Igreja e da sociedade”, sustenta.

O cardeal Baldisseri adiantou que o Vaticano espera que os jovens estejam “mais presentes” no próximo Sínodo, junto dos bispos, admitindo a realização de uma assembleia prévia para preparar o encontro de 2018, para além do recurso às tecnologias da comunicação para promover “o diálogo”.

“Queremos um olhar de 360 graus, não só jovens que estejam dentro da Igreja, e comunicar com os que estão fora, para que eles possam entrar”, acrescentou.

O cardeal Angelo Bagnasco, presidente do CCEE, sublinhou, por sua vez, o “desejo de participar” que existe na juventude, algo que “deve ser valorizado e promovido” pela Igreja e a sociedade.

Para o arcebispo de Génova (Itália), são os jovens os mais capazes de “anunciar o Senhor” na Europa, um continente “grandioso” pelos seus valores, mas que hoje parece “cansado”.

“Os jovens são os missionários natos para anunciar, num mundo cansado, a juventude do Senhor”, insistiu.

O cardeal Bagnasco realçou a “riqueza” que a juventude representa para as comunidades católicas, como fonte de esperança e de entusiasmo.

O Simpósio organizado pelo CCEE propôs um debate sobre o acompanhamento dos jovens e o discernimento vocacional, tema da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, em 2018.

G.I./Ecclesia:PR/OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral