Hospital Central de Viseu; Experiência agrícola; Projetos sociais em Sezures; 60º Aniversário do Agrupamento 102.

Na tarde de 27 de Março, veio à Casa Episcopal a direção da Liga de Amigos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Os seus elementos vieram falar com o Bispo sobre alguns assuntos que interessam a esta Instituição benemérita e têm a ver com todos os grupos que ali trabalham, a bem das pessoas que estão doentes.

A Fundação S. José – fundação diocesana da qual é Presidente o Dr. Paulo Machado – está a renovar a Quinta de S. Miguel de Outeiro, fazendo ali, para além de outras aplicações, uma grande plantação de vinha. No início da tarde de 28 de Março, D. Ilídio – a convite e acompanhado pelo Dr. Paulo Machado – deslocou-se à Quinta e tomou contacto com alguns trabalhadores e responsáveis de serviços, apercebendo-se dos muitos trabalhos que estão a ser feitos e programados para valorizar aquele espaço rural.

Na tarde de 29 de Março, D. Ilídio Leandro recebeu o Pároco de Sezures – Pe. Ermelindo Ramos – acompanhado pelo Presidente da Câmara de Penalva do Castelo e pela Diretora do Centro Social Paroquial. Vieram apresentar um projeto social para aquela Comunidade que prevê um Lar para Pessoas Idosas. O projecto vai ser apresentado por D. Ilídio a outros Responsáveis da Diocese, e só depois disso se pronunciará sobre o seu andamento.

No fim da manhã do dia 1 de Abril, D. Ilídio presidiu à Eucaristia da celebração dos 60 anos de vida do Agrupamento 102 do CNE – o mais antigo da Região de Viseu. Com o Bispo, concelebrou o Assistente Espiritual – Cón. Manuel Matos – o Assistente Regional – Pe. Geraldo Morujão – e um antigo Assistente do 102 e da Junta Regional – Pe. Armando Domingues. A Catedral estava repleta, com os Escuteiros do 102, outros vindos de vários Agrupamentos e muitos familiares e amigos. Também estiveram as Autoridades locais: Presidente da Câmara Municipal de Viseu, com o Vereador da Juventude e o Presidente da Junta da Freguesia de Viseu. Na Eucaristia, fizeram Promessa algumas dezenas de Jovens escuteiros. No final da Eucaristia, todos foram convidados para o almoço, servido nas instalações do Colégio da Via-Sacra. De notar que o Chefe de Agrupamento – Francisco Neves – recebeu uma condecoração, atribuída pela Junta Central, que lhe foi entregue pelo Chefe da Junta Regional.

G.I.