Provincial das Irmãs Jesus, Maria, José; Eucaristia Crismal; Tríduo Pascal.

Na manhã de 10 de Abril, D. Ilídio Leandro recebeu a Irmã Provincial das Irmãs Jesus, Maria, José, que vinha acompanhada pela Irmã Salete. Veio convidar o Bispo para a presença e presidência da Eucaristia na Abertura do 16º Capítulo Geral, no próximo dia 16 de Agosto.

Na manhã de quinta-feira Santa, D. Ilídio presidiu à Eucaristia e à Bênção e Consagração dos Santos Óleos, na Catedral. Nesta Eucaristia, os Sacerdotes são convidados a renovar as Promessas Sacerdotais, tendo-o feito, em grande número. Foi uma celebração muito participada, com largas dezenas de sacerdotes, que, no final, almoçaram no Seminário, em tempo de confraternização, neste dia da instituição do sacerdócio. Também, nesta celebração, o Pe. João Rodrigues e Pe. Manuel Chaves celebraram o Jubileu dos seus 50 anos de ordenação sacerdotal. Por sua vez, o Pe. Jorge Seixas celebrou os 25 anos da sua ordenação sacerdotal.

D. Ilídio deu os Parabéns aos aniversariantes e desejou felicidades a todos. Na celebração foram também lembrados todos os sacerdotes que faleceram neste último ano e os que, por se encontrarem doentes, não puderam participar nesta festa do sacerdócio.

Com a Catedral sempre cheia de fiéis, D. Ilídio presidiu às celebrações do Tríduo Pascal. Foi igualmente muito participada a Procissão do Enterro do Senhor, na noite de sexta-feira Santa, tendo o Cón. António Jorge proferido, na Catedral, o Sermão do Enterro.

Na celebração da Vigília Pascal foram batizados 2 adolescentes – irmãos e naturais da paróquia de Santa Maria.

G.I.