No seguimento da aproximação do Hospital CUF Viseu à comunidade e à região, a Unidade de Saúde promove amanhã, dia 29 de abril, duas ações gratuitas de apoio ao peregrino que pretendem ajudar as centenas de viseenses que se deslocam a pé, a Fátima, todos os anos, por altura do 13 de maio, a manter a saúde durante toda a peregrinação e evitar consequências físicas e psicológicas posteriores.

Estas ações, que decorrem em dois horários distintos no dia 29 – das 09h30 às 12h30 ou das 14h30 às 17h30 – realizam-se no Auditório do Hospital CUF Viseu e serão conduzidas por uma equipa multidisciplinar constituída por uma médica, uma enfermeira, um podologista e uma fisioterapeuta.

Estas sessões irão abordar temas como os cuidados a ter com os pés – prevenção e tratamento de bolhas e lesões, escolha de calçado e meias apropriados; prevenção de lesões musculares, com demonstração prática de exercícios antes, durante e após a caminhada; cuidados de alimentação e hidratação e estratégias para caminhar em condições atmosféricas adversas (calor, chuva); enfoque no “peregrino doente” cuidados com determinadas patologias, quando pedir ajuda e quando parar; conselhos sobre o que cada peregrino deve levar consigo e o que deve conter a mala de primeiros socorros de uma peregrinação.

As sessões são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, limitada à capacidade do Auditório do Hospital CUF Viseu, através do email secretariado.academiacuf@jmellosaude.pt.

Os interessados deverão inscrever-se apenas num dos horários (manhã ou tarde), enviando nome completo, número de contacto telefónico e qual dos horários escolhidos, visto que os conteúdos versados serão os mesmos em ambas as sessões.

G.I./J.B.