Símbolo da «Paz» vai ser colocado na nova Catedral de Pristina.

Os militares portugueses integrados na Missão de Paz no Kosovo ofereceram uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao bispo católico da região, para ficar aberta ao culto na nova Catedral de Pristina.

De acordo com a página online do Ordinariato Castrense, a iniciativa marcou o final de “um ciclo de mais de 18 anos de presença militar portuguesa no Kosovo” e pretendeu simbolizar o desejo nacional de que aquele território dos Balcãs possa viver em ambiente de harmonia e paz, na diversidade de todas as suas comunidades e povos.

“Depois de proteger, com a sua presença maternal, todos os militares portugueses, a Rainha da Paz vai agora zelar pela Paz que, com tanto profissionalismo, empenho e dedicação, os lusitanos ajudaram a construir”, refere a mesma fonte.

A imagem de Nossa Senhora, que desde setembro de 2012 estava “colocada num altar na capela do Campo Militar de Slim Lines, em Pristina”, começou por ser uma oferta do Santuário de Fátima ao Agrupamento Índia, que na altura constituía a Força Nacional Destacada na região.

Agora, pela mão do capelão dos militares portugueses, foi oferecida a D. Dode Gjergji, o “único bispo católico do Kosovo” e vai ficar colocada na nova Catedral de Pristina.

A iniciativa do contingente português pretendeu também marcar a comemoração do “Centenário das Aparições” e o mês mariano de maio.

“Este foi um momento emotivo e de muito significado e o coroar de tantas ações que para sempre vão gravar no Kosovo o nome de Portugal”, salienta a nota do Ordinariato Castrense.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryFátima, Igreja, Pastoral