Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Ex-libris na Diocese do Porto assinala esta semana o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus.

A Torre dos Clérigos recebe hoje na cidade de Turku, na Finlândia, o prémio ‘Europa Nostra 2017’, um galardão da União Europeia para o Património Cultural, que distingue o projeto de reabilitação do monumento do centro histórico do Porto.

“A abordagem interdisciplinar aplicada a este projeto foi exemplar e recuperou de forma notável este importante marco do centro histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO, para as presentes e futuras gerações”, afirmou o júri do prémio ‘Europa Nostra’.

A igreja e Torre dos Clérigos, na Diocese do Porto, foi premiada na ‘Categoria Conservação’ na edição de 2017 do prémio ‘Europa Nostra pelo projeto de “restauro abrangente”.

Foi feita a recuperação da igreja, do edifício central e da torre e a intervenção permitiu a multiplicação de ofertas culturais, o acesso à ‘Coleção Christus’, a abertura do Salão Nobre, Enfermaria, a Sala do Despacho e a sacristia, inacessíveis ao público há 250 anos.

Segundo o júri, a equipa do projeto conseguiu um “equilíbrio entre a investigação e as técnicas de restauro tradicionais de alta qualidade”, e foi sem dúvida uma tarefa complexa.

Os especialistas sublinharam que “o projeto revitalizou a infraestruturas do complexo”, “animou a área circundante”, promoveu o local e permitiu a “recuperação social deste edifício histórico”, onde destaca-se a abertura da capela para serviços religiosos e culturais e a acessibilidade do espaço a pessoas de mobilidade condicionada, que se verifica em 87% de um edifício século XVIII.

Para o presidente da Europa Nostra, o cantor Plácido Domingo, os vencedores da edição 2017 do prémio da União Europeia demonstram que “o património é um instrumento fundamental para o desenvolvimento económico sustentável, a coesão social e uma Europa mais inclusiva”.

“Os líderes da UE devem aproveitar a oportunidade histórica do Ano Europeu do Património Cultural em 2018 para reconhecer os múltiplos benefícios do património e o seu valor fundamental para aproximar países, comunidades e culturas na Europa e fora dela”, acrescentou Plácido Domingo.

A entrega dos prémios ‘Europa Nostra 2017’ realiza-se hoje na cidade de Turku, na Finlândia, e vai ser conhecido também o Prémio do Público, escolhido por votação online entre os 29 candidatos.

Já o comissário europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, felicitou os vencedores e disse que as iniciativas “demonstram, mais uma vez, quão empenhados são muitos europeus na proteção e salvaguarda do seu património cultural”.

De destacar que a Torre dos Clérigos vai assinalar o Dia Internacional dos Museus, esta quinta-feira, e a Noite Europeia dos Museus, dois dias depois, a 20 de maio, e aceita inscrições via online.

G.I./Ecclesia:PR/CB

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: