Segundo D. Ilídio Leandro, “os dias 12 e 13 de Maio de 2017 ficarão marcados, indelevelmente, na história de Portugal e, sobretudo, na história de Fátima”.

“Nestes dias, celebraram-se alguns acontecimentos, dignos de marcarem a nossa história religiosa de Povo Português, conhecida como Terra de Santa Maria”, afirma o nosso Bispo, referindo-se ao 1º centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, “Acontecimento celebrado com factos marcantes na vida da Igreja – local, nacional e universal.”

Para D. Ilídio, “estes factos marcantes foram, sobretudo, a vinda do Papa Francisco, como Peregrino e a Canonização dos 2 Pastorinhos – irmãos Francisco e Jacinta Marto. Os cristãos de Portugal – e não só, pois estiveram em Fátima pessoas de mais de 50 países – corresponderam, enchendo o amplo recinto das celebrações.”

Nas celebrações, estiveram presentes os Bispos das 21 dioceses de Portugal e quase todos os Bispos Eméritos, para além de 8 Cardeais e muitos outros Bispos, vindos de diversas partes do Mundo. O Presidente da República e o Primeiro-ministro também estiveram presentes, tendo sido recebidos pelo Papa, em audiências privadas.

Também a Criança curada por milagre atribuído à intercessão de Francisco e Jacinta Marto esteve em Fátima, nas celebrações da canonização, vinda do Brasil com os Pais, e foi abraçada pelo Papa Francisco.

G.I.