Bispos do Centro; Reunião Arciprestal; Caminhos de Fátima.

No dia 8 de Maio, em Coimbra, na Casa Episcopal, teve lugar mais um encontro dos Bispos das Dioceses do Centro. Presentes os Bispos das 7 dioceses que constituem este grupo do centro do país e os Eméritos destas dioceses. O anfitrião do encontro – D. Virgílio, Bispo de Coimbra – presidiu à oração inicial que, como é habitual, é a Hora Intermédia do dia. D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, orientou, depois,  a reunião e o diálogo sobre os pontos que foram trazidos por cada um dos participantes. Um dos temas, para além da avaliação da última reunião da CEP, foi o passeio do grupo, a ter lugar nos dias 3-5 de Julho.

Na manhã do dia 10 de Maio, reuniram, na casa paroquial de Vouzela, os padres e diáconos que trabalham no Arciprestado de Lafões. D. Ilídio esteve presente e presidiu à oração inicial – hora intermédia – fazendo, como de costume, uma pequena reflexão. Entre os temas da agenda estava a próxima Visita Pastoral ao Arciprestado. O Bispo distribuiu um esquema com a proposta para esta Visita que terá, por tema central, a reflexão sobre a aplicação e a concretização das conclusões do Sínodo Diocesano. Orientou a reunião o Pe. Ricardo Alexandre – pároco em Vouzela – por ausência do Arcipreste – Pe. Mário Dias que estava ausente do País.

Numa sala do Hotel Montebelo, teve lugar um encontro sobre os Caminhos de Fátima, na manhã de sexta-feira, dia 12 de Maio. Este encontro, no qual participaram algumas dezenas de pessoas, foi organizado pelo Dr. Fernando Ruas, deputado do Parlamento Europeu. D. Ilídio Leandro foi convidado, integrando a Mesa de Abertura e fez uma pequena intervenção sobre o tema. Presentes, alguns parlamentares de outros países, mobilizados para este projeto pelo Organizador do Encontro.

G.I.