Celebração acompanhada por bispos portugueses e pelo presidente da República.

A imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima começou, no passado dia 22, uma visita de um mês à Arquidiocese do Luxemburgo, junto dos emigrantes portugueses.

A imagem foi acompanhada no Grão-Ducado por bispos portugueses- D. Manuel Quintas, da Diocese do Algarve, e D. José Cordeiro, da Diocese de Bragança-Miranda-  e pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, em visita oficial ao país.

O momento da chegada solene da imagem à cidade de Wiltz foi assinalado pelo chefe de Estado português e pelos Grão-Duques do Luxemburgo, pelas 15h15 (menos uma em Lisboa), seguindo-se a Missa presidida por D. José Cordeiro.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o arcebispo do Grão-Ducado manifestou a satisfação pelo facto do início da peregrinação ser acompanhada por responsáveis de Portugal.

“Estou muito feliz porque vamos ter connosco o bispo do Algarve [D. Manuel Quintas] e o bispo de Bragança [D. José Cordeiro], no Luxemburgo, e sobretudo o presidente da República [Portuguesa]”, disse D. Jean-Claude Hollerich.

O arcebispo realçou que o país vai viver um “grande momento” com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de 25 de maio a 25 de junho.

No âmbito da visita de Estado do presidente da República Portuguesa ao Luxemburgo, foi inaugurada esta quarta-feira a instalação “coração independente vermelho”, de Joana Vasconcelos, na Catedral da arquidiocese local.

A primeira visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Luxemburgo aconteceu há 70 anos e quando se comemora o Centenário das Aparições na Cova da Iria, os católicos no Luxemburgo assinalam o 50.º aniversário da edificação do santuário de Op Bassent, em Wiltz, onde vai começar a peregrinação na próxima semana.

A imagem foi entregue este domingo, no Santuário de Fátima.

“A bênção da imagem foi feita no final da Eucaristia dominical na qual participou a Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo, com mais de 50 anos, representada por três missionários – a irmã Perpétua Coelho, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, o padre Ricardo Monteiro, lusodescendente, e a leiga Sara Ferreira”, adianta o Santuário de Fátima, em nota divulgada através da sua página na internet.

G.I./Ecclesia:PR/CB/OC

CategoryFátima, Igreja, Pastoral