Países insulares participam em fórum no México sobre redução de riscos de desastres.

O Papa Francisco dirigiu-se à Plataforma Global 2017 para a redução de riscos de desastres, que decorre no México, para pedir uma “mudança de mentalidade” na relação com a natureza.

“Exige-se uma mudança de mentalidade e de estilos de vida. Quando tomamos em consideração o futuro da humanidade, não podemos limitar-nos a áreas técnicas específicas ou setoriais”, refere a mensagem, divulgada hoje pela sala de imprensa da Santa Sé.

O texto foi enviado em nome do Papa pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

A reunião da plataforma global, que decorre em Cancun, conclui-se esta sexta-feira, reunindo em particular os países mais afetados por furacões, ciclones e maremotos, bem como pelas consequências das mudanças climáticas.

A mensagem da Santa Sé apela à reflexão sobre “valores, responsabilidade, solidariedade” que se relacionam com o bem da humanidade, no seu todo.

O Papa deixa votos que esta reunião leve ao “desenvolvimento de uma colaboração real, responsável e fraterna” entre nações, recordando a importância de aplicar o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.

O texto recomenda ainda o reforço das “atividades de prevenção”, uma “particular atenção” às populações mais vulneráveis e o envolvimento das vítimas de desastres nos processos de “prevenção, reposta e reconstrução”.

A ONU estima que, em 2016, cerca de 445 milhões de pessoas tenham sido afetadas por desastres ligados a fenómenos naturais.

OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral