Escola Emídio Navarro; Arciprestado da Beira Alta; Eucaristia de Sufrágio; V Jornadas da Misericórdia de Mangualde; Diáconos Permanentes; Crismas em Sátão; Festa Diocesana da Família; Bênção de Monumento em Alcofra; O Dia em que o Sol bailou

A pedido do Diretor da Escola Emídio Navarro, veiculado pelo Prof. de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) – Dr. Paulo Leão – D. Ilídio esteve em visita a esta Instituição de ensino durante a manhã do dia 17 de Maio. Esteve com as turmas de EMRC e  com uma de Filosofia, a pedido da Doutora Fátima Rodrigues, passando ainda por várias outras turmas, saudando os professores e os alunos. Nesta presença e visitas esteve sempre acompanhado pelo Diretor da Escola, pelo Prof. de EMRC e por outros membros da Direção. Na sala de professores, tomou café e saudou todos os presentes, visitando, depois, outros espaços desta Escola Secundária da nossa cidade de Viseu. D. Ilídio agradeceu, muito reconhecido, ao Diretor e Direção da Escola e ao Prof. de EMRC, a todos felicitando pelo seu bom trabalho.

Na manhã de 18 de Maio, D. Ilídio esteve presente na reunião do Arciprestado da Beira Alta que se realizou nos espaços habituais da paróquia de Mangualde. A reunião foi orientada pelo Arcipreste – Pe. Nuno Azevedo. O bispo presidiu à oração inicial e fez uma pequena reflexão espiritual e pastoral. Cumprida a agenda, a reunião terminou com um almoço de convívio entre todos.

No final da tarde de 18 de Maio, D. Ilídio Leandro esteve em Tourigo, onde celebrou a Eucaristia, no 7º dia da morte do Pai do Dr. João Ventura – membro do Conselho Económico Diocesano. Concelebraram, para além do Pároco – Pe. Alcides Vilarinho – o Reitor do Seminário – Cón. António Jorge – e o Pe. Abel – Ecónomo da Diocese. Participou também o Diácono Felisberto.

No dia 19 de Maio, realizaram-se, em Mangualde, as V Jornadas da Santa Casa da Misericórdia, com a presença de muitos Representantes de outras Santas Casas, entre as quais as de Fornos de Algodres, Penalva do Castelo, Santar e Viseu. Não podendo estar nos trabalhos que se prolongaram por todo o dia e que tiveram lugar na Biblioteca Municipal, D. Ilídio esteve no jantar, em Almeidinha, onde 2 convidados – Dr. Jorge Coelho e Dr. Lobo Xavier – debateram o tema “Portugal Interior” com moderação do Provedor de Mangualde – Tenente Coronel José Tomás.

Na manhã do dia 20 de Maio, realizou-se um encontro de reflexão e de formação dos Diáconos Permanentes da Diocese, orientado pelo Vigário Episcopal Cón. António Jorge, no Seminário Maior. D. Ilídio esteve presente no almoço, com que terminou este encontro.

Na tarde do mesmo dia 20 de Maio, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial de Sátão, onde crismou 78 jovens, provenientes de quase todas as paróquias deste concelho. Concelebraram o Pároco e Vigário Paroquial de Sátão – respetivamente Pe. José Cardoso e Pe. João Martins –, o Pe. António José Rodrigues, o Pe. Augusto e o Pe. José Quinteiro. A mui espaçosa Igreja estava repleta, com pessoas vindas de quase todas as terras de Sátão.

No Domingo, 21 de Maio, depois de uma manhã de Festa e de convívio, as famílias que responderam ao convite e desafio do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar encheram a Igreja do Seminário para a participação na Eucaristia. Terminava-se, assim, a Semana da Vida que celebrou o tema – “Com Maria, cuidar da alegria da vida”. Como acontece todos os anos, a Semana da Vida – proposta pela Comissão Episcopal do Laicado e Família – integra o dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família, proposto pela ONU. D. Ilídio presidiu à Eucaristia, concelebrada pelo Reitor do Seminário, pelo Vigário Episcopal da Pastoral Social e Familiar, pelo Pe. Orlando e pelo Pe. Abel. Também esteve presente, oficiando, o Diácono Hélio Domingues que, com sua Esposa, é o casal Presidente deste Secretariado Diocesano.

Na tarde deste mesmo Domingo, 21 de Maio, D. Ilídio esteve na paróquia de Alcofra, a convite do Pároco – Pe. Cláudio Ferreira – onde benzeu uma Imagem do Coração Imaculado de Maria. De seguida, presidiu à Procissão da Igreja Matriz para um Monumento que, depois de benzido, recebeu a Imagem que ali permanece, recebendo a homenagem orante de todos os que ali passam. Marca, sem dúvida, um momento especial na celebração do Centenário das Aparições em Fátima, convidando a viver a importante mensagem, transmitida por Maria, aos 3 Pastorinhos, na Cova da Iria.

Com base em diversas figuras e formas artísticas, onde a dança é privilegiada, o grupo cénico Vortice Dance Company, a convite do Santuário de Fátima, preparou uma representação do Acontecimento de Fátima – as Aparições de Maria aos 3 Pastorinhos, em 1917. Com o empenho particular do Vigário-Geral da Diocese – Pe. Armando Esteves Domingues – o espetáculo teve 3 apresentações no salão Multiusos, por acolhimento e colaboração especiais da Câmara Municipal de Viseu. Com a divulgação feita pelos Párocos da Diocese e por outras pessoas e grupos, todos tiveram 3 oportunidades para visualizar esta representação, favorecendo-se, também, a participação das pessoas idosas, presentes nas diversas Instituições da Diocese.

G.I.