Papa Francisco lamenta morte de mais de 20 pessoas, incluindo crianças.

O Papa condenou hoje o “bárbaro ataque” contra cristãos coptas no Egito, que provocou a morte de mais de 20 pessoas, incluindo crianças.

Francisco fala num “ato de ódio sem sentido” e manifesta as suas condolências ao presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi numa mensagem enviada através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

O texto deixa a expressão da solidariedade do Papa a todas as pessoas atingidas por este “violento ultraje”, evocando de modo particular “as crianças que perderam a vida”.

Assegurando sua oração às famílias enlutadas, Francisco reza “pela paz e a reconciliação em todas as nações”.

O balanço oficial das vítimas, até ao momento, é de 28 mortos – entre os quais duas crianças de 2 e 4 anos – e 22 feridos.

O ataque contra um autocarro que transportava peregrinos ao Mosteiro de São Samuel, o Confessor, ocorreu esta manhã na província de Minya, no sul do Egito.

Um grupo de homens com uniformes militares entrou no veículo e disparou com armas automáticas contra os passageiros.

O ataque acontece menos de um mês depois da visita do Papa Francisco ao Egito e a poucas horas do início do pedido do Ramadão, mês sagrado para os muçulmanos.

A 9 de abril, Domingo de Ramos, ataques contra duas igrejas coptas tinham provocado 45 mortes, em atentados reivindicados pelo autoproclamado ‘Estado Islâmico’.

A Igreja Copta Ortodoxa, comunidade cristã mais numerosa do Egito, representa cerca de 10% dos habitantes do país.

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul-Gheit, condenou o atentado e sublinhou “a necessidade de uma cooperação conjunta no combate ao terrorismo”.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryEcumenismo, Igreja, Papa