Foram perto de três mil quilómetros os que António Figueiredo, médico ortopedista, natural de Tondela, fez juntamente com Miguel Vilar desde Roma, capital de Itália, até Fátima. Carlos Vieira, o outro membro do grupo regressou ao Vaticano ao fim de cinco etapas, para ser recebido pelo Papa Francisco. Depois do encontro papal juntou-se com os membros da equipa.

Mas o objetivo desta peregrinação, sob o mote ‘Pedalar pela Paz’, foi atingido.  A saída de Roma aconteceu na manhã de dia 21 de abril, e a chegada a Fátima ocorreu no fim da manhã de dia 11 de maio, um dia antes da chegada do Papa Francisco para a beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta, por ocasião do centenário das aparições marianas.

O ortopedista tondelense, a trabalhar no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, soube desta iniciativa em setembro de 2016, altura em que conheceu Carlos Vieira, o promotor da peregrinação, que tinha (e tem) uma grande experiência neste tipo de atividades.

As 21 etapas da peregrinação, que contou com o apoio da Liberty Seguros, foram percorridas atravessando o centro e norte de Itállia, a França e Espanha e parte de Portugal. A média foi de 140 quilómetros por dia. No percurso, António Figueiredo cruzou-se com diversos emigrantes do seu concelho e atravessou a cidade de Lannemezan, nos Pirinéus franceses, município geminado com Tondela.

G.I./J.B.:PBA