Diretor do Instituto de Ciências da Saúde sublinha identidade própria da instituição.

O diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP) disse que o novo curso de Medicina da instituição tem “princí­pios orientadores próprios”, que assumem as posições da Igreja.

Alexandre Castro Caldas, professor catedrático de Neurologia, refere em depoimento enviado à  Agência ECCLESIA que este curso que a UCP se prepara para abrir, “em breve”, vai oferecer uma formação “não só do ponto de vista técnico-cientí­fico mas também à  luz dos princí­pios orientadores próprios da posição da Igreja face aos grandes desafios da saúde”.

“Estão praticamente finalizados todos os protocolos e este sonho de há tantos anos parece poder vir a tornar-se realidade. É, por isso, boa altura para disso dar boa notí­cia aos meios católicos e ao público em geral”, acrescenta o responsável.

O diretor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) espera que os católicos compreendam o “interesse desta iniciativa” e manifestem o seu apoio, “para bem de Portugal e da Igreja portuguesa”.

Alexandre Castro Caldas recorda que, neste momento, a UCP já oferece o ensino da Enfermagem, no Porto e em Lisboa, um Mestrado Integrado em Medicina Dentária e um curso de Ciêcias Biomédicas, em Viseu, realçando que “o ensino em Cuidados Paliativos tem sido um ponto forte do Instituto”.

O diretor do ICS refere-se ainda às parcerias com a Universidade de Maastricht, a Câmara Municipal de Cascais e a Luz Saúde, para sublinhar que “a Universidade Católica Portuguesa será o centro do projeto sendo os restantes parceiros os seus viabilizadores”, pelo que “a natureza identitária da universidade não pode ser de forma alguma contrariada por nenhum deles”.

“Está mesmo em preparação um documento da Associação dos Médicos Católicos, que será assinado pelos parceiros, que corresponde aos princípios orientadores da prática dos serviços de saúde”, acrescenta Castro Caldas.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa disse à  Agência ECCLESIA, na última semana, que o curso de Medicina, que foi apresentado no mês de fevereiro, está “em preparação” e se guia por “princípios da Igreja relativamente à  vida”.

“É um projeto de Medicina que responde e se guia por aquilo que são os princípios da Igreja relativamente à  vida, à  defesa da vida, ao fim da vida e à  dignidade humana”, afirmou Isabel Capeloa Gil à  margem do Encontro de Universidades Católicas Europeias e do Lí­bano, que terminou este sábado em Lisboa.

A UCP e três instituições parceiras assinaram a 24 de fevereiro um acordo para a criação do primeiro curso privado de Medicina em Portugal, de dimensão internacional, apresentado como um projeto “inovador”.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral