Na celebração do Crisma, em Santa Comba Dão, neste Domingo, D. Ilí­dio ensinou que o Pentecostes é “celebração realizadora e plenificadora da Páscoa e conclusiva do Tempo Pascal”, acrescentando que “o Espí­rito Santo é essencial à  Páscoa”.

É a partir do acontecimento pascal que “a Igreja, é chamada, ainda hoje, a perder o medo, a compreender a Palavra revelada por Jesus e a partir, para comunicar, a todos, as maravilhas da salvação”, lembrou.

Com a celebração do Pentecostes, “são os mesmos efeitos que se renovam na vida das pessoas de boa vontade para que a acção criadora e vivificadora do Espírito Santo continue a renovar a face da terra”, recordou D. Ilídio.

E explicou que “o Espi­rito Santo é Quem transforma todas as realidades, como na Criação… Também agora atua renovando, recriando, fazendo passar do caos à  unidade e harmonia; das diferenças, por vezes, enormes, à  beleza da comunhão; das diversas culturas  – “ tantas de morte!“ – à  experiência da vida”.

Dirigindo-se aos crismandos, o Bispo ensinou-lhes que iam “viver a experiência descrita nas leituras desta Solenidade – acção divina, criadora e iluminadora: (…) saborear, gostar de viver e tudo fazer para pôr em prática o que Ele inspira e sugere como o melhor, para nós e para a sociedade”.

E, porque “a sociedade precisa tanto do Espírito Santo, da Sua acção e Seus dons! Peçamos, hoje e sempre: “mandai, Senhor, o Vosso Espirito e renovai a terra”! rezou D. Ilídio.

Desafiando os jovens para o discernimento vocacional, D. Ilí­dio adiantou que o Espí­rito Santo “dá condições e capacidades para corresponder ao que Deus quer de nós.”.

Encorajando-os à  confiança, disse-lhes: – “Não tenhais medo! Ele comunica o dom da paz, fonte de alegria e de perdão. Ele dá coragem e luz para, com a resposta feliz a Deus, muitos poderem encontrar o caminho de felicidade”.

E terminou a sua homilia pedindo, para os jovens, que o Espí­rito Santo “os encha com Seus dons: de paz, amor, alegria, vida. Fortalece-os e fá-los apóstolos da Tua Palavra. Renova-lhes o coração e a vida para colaborarem na renovação de toda a Terra.”

G.I.