Crismas e Bênção de Cemitério; Crismas em Sabugosa; Exéquias do Pe. Arnaldo; Conselho Presbiteral; Semana da Freguesia de Viseu; Imprensa Regional; Seminário Interdiocesano; Peregrinação do Concelho de Viseu; Crismas em Mangualde; Crismas em Santa Maria; Crismas em Santa Comba Dão.

Na manhã de domingo, 28 de Maio, D. Ilí­dio esteve na paróquia de S. Pedro de France, onde benzeu o Cemitério novo, seguindo-se a Eucaristia, na Igreja Matriz, onde foram crismados 71 cristãos, quase todos jovens. Estes eram provenientes de S. Pedro de France, Santos Evos e Povolide, paróquias onde são párocos o Pe. Manuel Alberto e o Pe. António Baptista. Seguiu-se, nas instalações da paróquia, um almoço de festa, onde participou muita gente, estando, também, o Presidente da Câmara e a Vereadora da Cultura.

Na tarde do mesmo dia, na Igreja Matriz de Sabugosa, concelho de Tondela, celebraram-se os Crismas, de algumas paróquias do concelho de Tondela, na tarde de domingo, dia 28 de Maio. Concelebraram os respetivos párocos das paróquias de onde provinham os crismandos: Pe. Américo (Molelos e Nandufe), Pe. António Carlos (Sabugosa e S. Miguel do Outeiro), Pe. António Flor (Dardavaz, Vila Nova da Rainha e Mouraz), Pe. João Carlos (Tondela), Pe. João Dinis (Canas de Santa Maria e Parada de Gonta), Pe. João Pedro (Tonda e Lobão da Beira) e Pe. Nery (Lajeosa do Dão). Estiveram, também, os Diáconos Permanentes: António Monteiro e Felisberto Figueiredo. Foram crismados 66 cristãos, quase todos jovens.

Na Igreja Matriz de Mundão, na tarde de segunda-feira, 29 de Maio, tiveram lugar as Exéquias de Pe. Arnaldo da Cunha Pereira que, depois de algum tempo doente, faleceu no Hospital Central de Coimbra. D. Ilí­dio presidiu à celebração, que teve a oração de Vésperas de defuntos e Eucaristia, tendo concelebrado vários sacerdotes, com a Igreja completamente cheia. Porque tinha sido casado e ordenado sacerdote depois da viuvez, o Pe. Arnaldo tinha 3 filhos que estiveram presentes.

Na terça-feira, 30 de Maio, reuniu pela terceira vez, neste ano, o Conselho Presbiteral da diocese. A agenda, depois da oração, reflexão, leitura da acta e perí­odo antes da ordem do dia, abordou o programa do Dia da Diocese, em 25 de Junho; visitas Pastorais em 2017-2018; inquérito para o Sí­nodo dos Jovens; formação extraordinária do próximo ano pastoral; Plano Pastoral para 2017-2019; formação na Diocese e Monumento a Mons. Luí­s Barreiros. Depois de uma reflexão detalhada sobre cada um destes pontos, tirando-se as respetivas conclusões, que irão marcar a planificação do novo Ano Pastoral 2017-2018.

No fim da tarde de quarta-feira, 31 de Maio, D. Ilí­dio presidiu à Eucaristia na Igreja dos Terceiros, a pedido do Presidente da Junta da Freguesia de Viseu, integrada nas celebrações da Semana desta Freguesia. A Eucaristia foi solenizada pelo Coro do Orfeão, concelebrando o Reitor da Igreja – Frei Pedro.

Ao final da tarde do dia 1 de Junho, D. Ilídio encontrou-se com a Comunicação Social regional, a propósito do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Encontro foi organizado e preparado pelo Gabinete de Informação da Diocese, coordenado pelo diácono Felisberto Figueiredo. D. Ilídio apresentou a Mensagem do Papa Francisco para este Dia das Comunicações Sociais da Igreja, deu algumas informações sobre a vida da diocese e respondeu a perguntas colocadas pelos Jornalistas presentes. O Encontro terminou com uma refeição de convívio, num dos restaurantes da cidade.

Para avaliar o ano presente e preparar o próximo, os Bispos e os Reitores das Dioceses que superintendem no Seminário Interdiocesano a funcionar em Braga, reuniram-se, com a Equipa Responsável deste Seminário, na sexta-feira, 2 de Junho. Marcaram-se, também, as datas principais para o funcionamento no próximo ano.

Como acontece em cada ano, a Câmara Municipal de Viseu organizou a peregrinação das pessoas da 3ª idade, desta vez a Fátima, no Centenário das Aparições de Nossa Senhora. Foi no sábado, 3 de Junho, participando mais de 3.500 as pessoas. O Presidente da Câmara acompanhou com quase toda a Vereação da Câmara Municipal e com os Presidentes de Junta das Freguesias. A Eucaristia foi celebrada na Basí­lica da Santí­ssima Trindade, presidida por D. Ilí­dio Leandro e concelebrada por vários sacerdotes: Pe. António Baptista Lopes, Pe. António Jorge, Pe. Jorge Seixas e Pe. José Marcelino. Animou a celebração o Coro de S. Teotónio, de Viseu.

Na tarde de sábado, 3 de Junho, D. Ilídio presidiu à  Eucaristia, na Igreja da Paróquia de Mangualde, concelebrando também o Pároco – Cón. Jorge Seixas, o Arcipreste – Pe. Nuno Azevedo, e os restantes Párocos do concelho de Mangualde. Foram crismados 81 cristãos, quase todos jovens.

Na celebração da Solenidade de Pentecostes, na Catedral, D. Ilí­dio presidiu à  Eucaristia, crismando 124 cristãos – quase todos jovens – vindos de diversas paróquias. A Catedral estava repleta e concelebraram o Cón. Manuel Matos, o Cón. António Jorge e ainda o Pe. Geraldo Morujão e o Pe. Bruno – pároco de Órgens e de S. Salvador, 2 paróquias de onde vieram algumas dezenas de crismandos.

Na Igreja Matriz de Santa Comba Dão, foram crismados 61 cristãos – quase todos jovens – na tarde da Solenidade de Pentecostes, 4 de Junho. Com o Bispo, concelebraram os párocos do concelho: Pe. Carlos Casal, Pe. Pedro Leitão e Pe. Virgí­lio.

G.I.