Responsável do Conselho das Conferências Episcopais da Europa presidiu à  peregrinação internacional do 13 de junho.

O cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova (Itália), disse hoje em Fátima que o Ocidente tem de “acordar” e recuperar os seus valores de “humanidade” para superar o atual momento de crise.

“Queridos amigos, a história que vivemos tem muitas nuvens, mas é a hora do acordar. O Ocidente parece perder a sua própria humanidade, procurando ilusões que fazem muitas promessas mas que degradam”, assinalou o presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) na homilia da Missa conclusiva da peregrinação internacional aniversária do 13 de junho.

Perante milhares de pessoas reunidas na Cova da Iria, o cardeal italiano sublinhou a atualidade da Mensagem de Fátima, neste Centenário das Aparições, quando “o mundo proclama a vida e semeia a morte; declara a solidariedade e fecha-se, prega o amor mas é individualista”.

“Como naquele 13 de outubro de 1917 se começaram a ver uns flashes de luz, assim no coração dos homens começam a surgir as perguntas verdadeiramente importantes, a necessidade de verdade, a sede de amor e de bem. Este é o acordar que já começou e que não vai parar”, prosseguiu.

O presidente do CCEE recordou a recente viagem do Papa Francisco, a 12 e 13 de maio, e afirmou que em Fátima se “respira a f锝.

“Estamos aqui como peregrinos com as nossas tribulações e esperanças; mas estamos aqui também como povo de Deus que representa a Igreja dispersa por toda a terra; mais ainda, aos pés da Virgem, queremos trazer as angústias e os pedidos de toda a humanidade perdida e sofredora, necessitada de luz e de amor”, declarou

D.Angelo Bagnasco sustentou que as pessoas acorrem a Fátima porque o seu coração “tem necessidade de palavras de vida eterna” e de encontrar um coração de mãe.

“Em Fátima continua a brilhar o sol, a luz que brota do seio da Virgem Santa: Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus vivo, o revelador do invisível, o fundamento de todas as coisas; Ele é o Mestre da humanidade, o Redentor; é o segredo da história, é a chave dos nossos destinos, o Rei do mundo novo”, acrescentou.

A segunda peregrinação internacional aniversária do ano do Centenário das Aparições foi dedicada ao tema “Glória a Ti, Rainha da Paz”.

Segundo os números adiantados pelo Santuário de Fátima, nesta peregrinação inscreveram-se 164 grupos, num total de 8242 peregrinos, com destaque para os grupos vindos da Itália (1620 pessoas) e da Polónia (1220)

Estados Unidos da América, Filipinas, Coreia do Sul, Paquistão, Suazilândia, Singapura, Eslováquia, Jamaica, Lí­bano, Ilhas Maurícias, México, Holanda, Taiwan, Vietname, África do Sul e Zimbabwe foram os outros países estrangeiros que trouxeram peregrinações organizadas à  Cova da Iria, nestes dias.

OC

CategoryFátima, Igreja, Pastoral