Sete estruturas destinam-se a setores específicos da ação da Igreja Católica.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou hoje a nova constituição das suas sete comissões, para os próximos três anos, após a eleição da presidência destas estruturas para setores específicos da ação da Igreja, a 26 de abril
Nessa ocasião, deu-se a mudança de cinco presidentes.
Após a assembleia plenária extraordinária de hoje, em Fátima, foi anunciado que a comissão que acompanha o setor da Educação Cristã e Doutrina da Fé vai passar a ser presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro; a comissão vai ter cinco vogais – D. Manuel Pelino Domingues (bispo de Santarém), D. António Francisco dos Santos (bispo do Porto), D. Anacleto Gonçalves de Oliveira (bispo de Viana do Castelo), D. Nuno Brás (bispo auxiliar de Lisboa) e D. Manuel da Rocha Felício (bispo da Guarda), mantendo-se como secretário o diácono Acácio Lopes.
O bispo do Porto vai dirigir a Comissão da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, que tem como vogais os seguintes bispos: D. António Vitalino (bispo emérito de Beja), D. Manuel Linda (bispo das Forças Armadas e de Segurança), D. Manuel Quintas (bispo do Algarve), D. Joaquim Mendes (bispo auxiliar de Lisboa) e D. José Traquina (bispo auxiliar de Lisboa); o secretário é o padre José Manuel Pereira de Almeida.
A Comissão Laicado e Família será dirigida por D. Joaquim Mendes, contando com a presença de quatro vogais: D. Ilídio Pinto Leandro (bispo de Viseu), D. Francisco Senra Coelho (bispo auxiliar de Braga), D. Nuno Almeida (bispo auxiliar de Braga) e D. José Traquina; o novo secretário é um leigo, José Francisco Beato Ribeiro da Cruz.
D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto, coordena agora a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que inclui ainda os bispos D. João Marcos (Beja) e D. Nuno Almeida; como secretário foi nomeado o padre José Alfredo Ferreira da Costa.
D. João Lavrador, bispo de Angra, assume a presidência da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, contando na sua equipa com e D. Nuno Brás, D. Pio Alves (bispo auxiliar do Porto) e D. Amândio Tomás (Bispo de Vila Real); o secretário da Comissão é Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA.
A direção da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade continua a ser ocupada pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, a que se juntam, como vogais, D. Anacleto Gonçalves de Oliveira, D. António Bessa Taipa (bispo auxiliar do Porto) e D. João Marcos; o padre Pedro Ferreira mantém-se como secretário.
D. Manuel Linda mantém a presidência da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, contando na sua equipa D. Manuel Felício, D. José Ornelas Carvalho (bispo de Setúbal), D. José Traquina e D. António Carrilho (bispo do Funchal); o secretário é o padre António Manuel Baptista Lopes.
A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século passado, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.
São membros de pleno direito da CEP os bispos diocesanos, incluindo o das Forças Armadas e de Segurança, os bispos coadjutores e auxiliares.
G.I./Ecclesia:OC