«Conversar Fátima 100 anos depois» integra programa de congresso internacional.
O Santuário de Fátima promove esta quinta-feira um serão cultural intitulado ‘Conversar Fátima 100 anos depois’, para debater a relevância das Aparições, no contexto do congresso internacional sobre o tema que se inicia hoje.
A instituição informa que o serão cultural vai ter como intervenientes o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a jornalista Helena Matos, o eurodeputado português Paulo Rangel e o historiador Henrique Leitão.
O evento pretende “discutir” o acontecimento de Fátima, “o inquestionável impacto religioso e sociocultural” que teve no mundo e a sua projeção e vivência nos dias de hoje.
“Transformado num local de peregrinação para crentes e não crentes de todo o mundo, Fátima é hoje uma manifestação de variados e ricos dinamismos pessoais e sociais, depois de ao longo destes 100 anos, ter influenciado fortemente o catolicismo português, nas mais diversificadas dimensões”, desenvolve o Santuário de Fátima.
O serão cultural faz parte do Congresso Internacional do Centenário das Aparições e começa às 21h30 desta quinta-feira, no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, com a moderação da jornalista Maria João Avillez.
O encontro internacional ‘Pensar Fátima’ realizado no contexto dos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora em Fátima é organizado pelo santuário mariano da Cova da Iria e pela Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, decorrendo até ao próximo sábado.
Nesse congresso vão ser estudadas várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História, Arte.
Segundo os promotores, as intervenções vão dividir-se em conferências plenárias, conferências temáticas e comunicações autopropostas por investigadores; todas as intervenções matinais do congresso são seguidas de 30 minutos de diálogo com o público.
A sessão de abertura, marcada para as 09h30, vai ser presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto; o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas; e o presidente da comissão organizadora, o teólogo João Manuel Duque.
O Santuário de Fátima e a Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, convidaram o presidente do Conselho Pontifício da Cultura da Santa Sé para a conferência final, no dia 24 de junho.
O cardeal italiano Gianfranco Ravasi vai apresentar o tema ‘Fátima como promessa’ no encerramento do congresso internacional ‘Pensar Fátima’, no Centro Pastoral Paulo VI, seguida de um momento de diálogo.
G.I./Ecclesia:CB/OC

CategoryFátima, Igreja, Pastoral