O último Domingo de Junho, Dia da Diocese, vai ser especialmente intenso, no ponto de vista do sentimento de Igreja.
Por um lado, D. Ilídio convidou os membros da Assembleia Sinodal para uma tarde de reflexão/avaliação, após o almoço-convívio. A reflexão/avaliação visa proporcionar uma troca de testemunhos sobre a recepção/concretização das Constituições Sinodais, tanto ao nível das comunidades cristãs paroquiais, como nos Movimentos e Obras de Apostolado, ou nas estruturas orgânicas diocesanas.
O objectivo não é produzir um relatório, mas provocar “inquietação” e “entusiasmo”, para que as Constituições não fiquem apenas “no papel”, mas continuem a ser “proposta motivadora” e orientadora da “missão” que cabe à Igreja e a cada um dos fiéis e pastores.
O Sínodo Diocesano realizou-se para que a Igreja de Viseu se renove, ganhe mais dinamismo e caminhe mostrando o rosto do seu Mestre, no modo como vive e testemunha a alegria de acreditar.
Após a reflexão/avaliação, os membros da Assembleia Sinodal serão convidados a participar na grande celebração eucarística, durante a qual D. Ilídio procederá à Ordenação de três jovens sacerdotes, um grande dom à Igreja de Viseu.
André Silva, de Canas de Senhorim, Paulo Domingues, de Destriz, e Paulo Vicente, de Moledo, foram ordenados Diáconos e, desde então, têm vindo a fazer o seu estágio pastoral em paróquias da nossa diocese.
Serão ordenados por D. Ilídio, na Catedral de Viseu, às 16:30 horas, com a presença dos seus conterrâneos, de muitos membros das paróquias onde estagiaram, de familiares e amigos e ainda de muitos outros, que vivem este acontecimento como momento de grande festa para toda a Diocese.

G.I.