O Vigário da Pastoral Social ao longo do presente ano pastoral reuniu com alguns técnicos das várias Instituições de Viseu que trabalham com pessoas com deficiência.
No decorrer destes encontros avançou-se para a formação de um pequeno grupo de trabalho representativo das referidas instituições em ordem à programação de algum caminho a realizar em comum. Deste trabalho resultaram duas ações muito importantes: uma, foi um encontro de partilha entre as instituições que quiseram estar presentes, dando a conhecer-se reciprocamente, contando algumas experiências e o trabalho que vão realizando com a população a que se dedicam, tendo envolvido num momento cultural, alguns dos seus utentes, dando a perceber notoriamente a sua envolvência em várias dimensões da vida, não esquecendo a dimensão religiosa.
Este encontro realizou-se na tarde do dia 29 de abril na igreja do Viso, encontro esse que teve, igualmente como objectivo, abrir as instituições à Comunidade para que cada vez mais as pessoas com deficiência se insiram e sejam acolhidas nas Comunidades. A eucaristia celebrada na igreja do Viso, durante a qual houve o testemunho de uma família que tem no seu seio um membro portador de deficiência, encerrou essa tarde, onde não faltou um momento de convívio.
Outra, foi a participação na Peregrinação Nacional a Fátima das Pessoas portadoras de deficiência, que aconteceu no passado domingo. Apesar do enorme calor que se fazia sentir, 56 pessoas da Diocese de Viseu, de forma organizada, de duas instituições: APPACDM e APCV viveram com entusiasmo este dia de peregrinação.
Coisa maravilhosa! Uma verdadeira família! Quanto afecto recíproco! Quanta entrega e dedicação destes funcionários! Quanta sensibilidade e abertura ao transcendente e ao religioso! Para mim que acompanhei estas pessoas foi uma verdadeira lição de gente que a seu modo se “consagra” às pessoas que lhe são confiadas e veste de forma tão bela a “camisola” da instituição. Gente feliz, dum lado e do outro. Obrigado a todos, a uns e a outros. Também eu me senti família. Quanto temos que aprender com esta gente tão dedicada e próxima. É assim que somos Igreja. O senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, presidiu à eucaristia de encerramento na Basílica da Santíssima Trindade.

G.I./J.B.:Vigário da Pastoral Social