Exéquias de 2 Sacerdotes; Pe. António José Rodrigues; Seminário em Família; Crismas em Oliveira de Frades; Crismas em Vila Chã de Sá; Crismas em Campo de Besteiros.
No dia 26 de Junho, realizaram-se as Exéquias de 2 Sacerdotes: 1 diocesano – Pe. Fernando Correia Marques, natural de Carvalhais, concelho de S. Pedro do Sul – outro Comboniano – Pe. Rogério, de Sargaçais, freguesia de Souto de Aguiar da Beira. D. Ilídio Leandro presidiu aos 2 funerais, tendo sido um de manhã e outro no início da tarde. Vários sacerdotes concelebraram num e noutro; concretamente, em Souto, esteve o Superior Provincial dos Combonianos e muitos outros Irmãos do mesmo Instituto. O Pe. Rogério era o primeiro sacerdote comboniano português.
Juntamente com o Pe. José Cardoso, Arcipreste do Dão, D. Ilídio foi visitar, na tarde de 27 de Junho, o Pe. António José Almeida Rodrigues, ao Hospital Distrital da Guarda, onde está a recuperar de um acidente. Apesar de positiva recuperação, ainda está impossibilitado de voltar ao trabalho. Boas e rápidas melhoras são os votos que todos fazemos, inclusive os seus paroquianos.
O nosso Bispo almoçou no Seminário Maior, dia 30 de Junho, no final do encontro com os jovens que frequentam o Seminário em Família. Este encontro decorreu entre 28 e 30 de Junho e foi mais uma experiência para estes jovens que pensam poder vir a frequentar o Seminário, na opção pelo sacerdócio. Desta vez foram 8 os que aceitaram e responderam ao convite.
Na tarde do dia 1 de julho, D. Ilídio deslocou-se à Igreja paroquial de Oliveira de Frades, onde presidiu à Eucaristia e crismou 69 jovens, vindos das diversas Comunidades cristãs do concelho. Concelebraram o Pe. Manuel Fernandes, o Pe. Cristóvão, o Pe. Gabriel e o Pe. José Júlio – párocos das paróquias de onde vieram estes 69 jovens que celebraram o términus da Iniciação Cristã. A partir de agora, cristãos em plenitude, estão integrados na Igreja, nas suas Comunidades, onde serão cristãos em ação permanente no Povo de Deus, como todas as suas comunidades esperam.
Na manhã de Domingo, dia 2 de Julho, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Igreja Matriz de Vila Chã de Sá, onde crismou 28 cristãos, quase todos jovens. Concelebraram o Pe. José Marcelino – pároco atual – e o Pe. Daniel Lopes dos Santos – pároco emérito. Os novos cristãos confirmados vieram das paróquias de que o Pe. José Marcelino é Pastor – 23 de Vila Chã de Sá e 5 de Fail. D. Ilídio deu os parabéns a estas Comunidades cristãs e aos seus Párocos, actual e emérito.
Na Igreja Matriz de Campo de Besteiros celebrou-se o Sacramento da Confirmação para as Comunidades vizinhas. Com o bispo, concelebraram os Párocos das Comunidades de onde vieram os Crismandos: o Pe. António Felisberto, o Pe. António Ferreira Duarte, o Pe. Alcides Vilarinho e o Pe. Sérgio Pinho, além dos Padres António José e Armando Costa. Foi uma bela celebração, vivida com muita solenidade e boa participação, em Igreja repleta e com muitas pessoas no exterior do templo, acompanhando a celebração.

G.I.