Evento conta com entrega de uma casa em Anadia, a 14 de julho.
A Cáritas Portuguesa vai promover a 14 de julho um colóquio dedicado à prevenção de incêndios, com a participação de responsáveis da sociedade civil, sublinhando que o recente “drama” de Pedrógão Grande “não pode deixar ninguém indiferente”.
“O tema em análise é mais que oportuno. O drama que se abateu sobre Portugal não pode deixar ninguém indiferente”, realça Eugénio Fonseca, presidente da organização católica.
O colóquio tem como tema ‘Cuidar da casa comum – prevenir e evitar os incêndios – Todos, com todos, para todos’.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa informa que o evento a 14 de julho, se realiza entre as 09h30 e as 13h30, prevendo a entrega de uma casa em Anadia e alfaias agrícolas a uma família de Águeda, afetada pelos fogos.
Os participantes vão ainda realizar uma visita a uma fábrica que “retomou os 22 postos de trabalho com o apoio da Cáritas”, através da campanha de 2016 ‘Cáritas ajuda as vitimas dos incêndios em Portugal’.
O encontro começa com a intervenção ‘Incêndios Florestais: Uma reflexão sobre causas e consequências’, pelo presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, Duarte Caldeira, às 10h00.
Uma hora depois, André Chagas, responsável Operacional da Unidade de Campanhas da Cáritas Portuguesa, vai falar sobre solidariedade com consequências fazendo o balanço da campanha ‘Cáritas ajuda as vítimas dos incêndios em Portugal’.
A sessão de encerramento, às 12h45, conta com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, a presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, e o presidente da Cáritas Diocesana de Aveiro, diácono José Alves.
A Cáritas Portuguesa informa ainda que o almoço é nas instalações do Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, e o seu pagamento (15€) reverte “integralmente para o apoio às vítimas dos incêndios” deste ano.
O colóquio vai ter como base documental a nota pastoral ‘Cuidar da casa comum – prevenir e evitar os incêndios’, divulgada pela Conferência Episcopal Portuguesa em abril deste ano.
A Cáritas destaca o apelo por uma “mudança de mentalidades e hábitos sociais” que são “necessários para a prevenção e o combate aos incêndios”.
Os incêndios que atingiram as populações de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos e outras zonas de Portugal Continental e provocaram 64 mortes e mais de 200 feridos, além de terem atingido 90 casas e 25 empresas levaram a Cáritas Portuguesa a avançar com a abertura de uma conta solidária para apoiar todas as vítimas dos incêndios.
A conta ‘Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios’ tem o número 0001 200000 730 e o IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54, na Caixa Geral de Depósitos.
G.I./Ecclesia:CB/OC

CategoryBispo